Aberta mais uma temporada de inscrições para o Projeto Novos Talentos – SC Games

Está aberta mais uma temporada de inscrições para o Projeto Novos Talentos - SC Games, que há 10 anos oferece cursos gratuitos a crianças e adolescentes de nove a 17 anos visando à formação de profissionais para o empreendedorismo, mercado de TI e desenvolvimento de games

0
279

Está aberta mais uma temporada de inscrições para o Projeto Novos Talentos – SC Games, que há 10 anos oferece cursos gratuitos a crianças e adolescentes de nove a 17 anos visando à formação de profissionais para o empreendedorismo, mercado de TI e desenvolvimento de games. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/2FWlZFp, e as aulas começam na semana do dia 11 de fevereiro na sede do Centro de Informática e Automação do Estado de SC (Ciasc), na Rua Murilo Andriani, 327, Bairro Itacorubi, na Capital.

A Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Feesc/UFSC) participa do SC Games desde 2011. “Desde o início nós compreendemos a relevância social da iniciativa, e, por envolver tecnologia, despertar e formar interesse nos jovens por uma área tão carente de mão-de-obra, entendemos que a continuidade do projeto teria um forte impacto para Florianópolis e região, o que coaduna com os objetivos da Feesc”, explica a gerente executiva da fundação, Ângela de Espíndola da Silveira.

A participação da Feesc é para viabilizar as parcerias de entidades, principalmente privadas, que tem interesse em patrocinar o projeto. Com os recursos arrecadados é possível, por exemplo, comprar materiais e equipamentos necessários ao projeto. “Sem a participação de uma instituição como a Feesc, o projeto não conseguiria captar patrocínios de outras empresas”, diz Angela. “A participação da Feesc neste projeto é imprescindível, são maravilhosos!”, destaca a coordenadora do projeto, Márcia Regina Battistela. “Só nos preocupamos com a execução do projeto, pois desde a captação de recursos até a prestação de contas é tudo com eles”, agradece.

Criar, programar, aprender, desenhar e jogar games – essas atividades fizeram parte da rotina dos 180 formandos de 2018, a maioria de escolas públicas da Grande Florianópolis. Para este ano, a procura é tanta que já há fila de espera. “Já temos 300 inscritos”, conta a coordenadora Márcia Regina Battistela. Para ela, é muito importante permitir o contato dos jovens com as novas tecnologias. “Nossa cidade é um polo tecnológico, e essas crianças e adolescentes podem conhecer e mais tarde se decidirem seguir nesta área, que necessita de mão-de-obra qualificada. Eles já saem na frente, com um ótimo conhecimento das ferramentas utilizadas atualmente neste mercado”, diz a coordenadora. Desde 2009, já foram desenvolvidos aproximadamente 50 games de de áreas como econologia, cultura, educação ambiental etc. “Entre nosssos alunos temos atualmente professores de tecnologia e cineastas, entre eles o professor Evandro, que foi um dos nossos primeiros alunos e hoje é um dos nossos professores”, conta Márcia.

Realização do Ciasc, além da Feesc o projeto também conta com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Secretaria de Estado da Educação, Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Acate, Senai, Senac e patrocínio da empresa PalmSoft.