São José terá um novo Centro de Inovação da ACATE em 2019

Espaço será inaugurado no primeiro semestre deste ano e ficará localizado na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Campinas

0
142

A cidade de São José se prepara para entrar na rota nacional do mercado de inovação e tecnologia a partir do primeiro semestre de 2019 com a inauguração do novo Centro de Inovação com o selo de qualidade da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), uma das maiores fomentadoras de inovação do Brasil. A iniciativa faz parte da gestão estratégica da prefeita Adeliana Dal Pont que junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, busca voltar os esforços para desenvolvimento do Ecossistema de Inovação local.

As primeiras ações para o desenvolvimento do espaço no Município vieram em 2017, com os eventos realizados pela Prefeitura de São José, como Meetups, Cursos, Palestras, Startup Weekend, Hackathons, entre outros com o intuito de conhecer os players locais de inovação e tecnologia, e criar redes de colaboração e desenvolvimento de políticas públicas de inovação na cidade.

“Em paralelo a todo esse movimento, a prefeitura tratou de buscar os parceiros estratégicos para investir e operar um Centro de Inovação, um ambiente que terá, por exemplo, a instalação de startups, incubação e aceleração de novos negócios, laboratórios de inovação, laboratório de prototipagem, realização de eventos e muito mais”, explica o secretário de Desenvolvimento, Waldemar Bornhausen Neto.

Um dos destaques dentro do Centro de Inovação será a instalação do projeto Link Lab, da ACATE. Este é um laboratório de inovação aberto que conecta grandes empresas tradicionais com startups inovadoras em um mesmo ambiente, e permite a troca de experiências, realização de negócios e desenvolvimento conjunto. Das grandes empresas patrocinadoras do Link Lab, oito já estão confirmadas no Centro de Inovação, como a Intuitiva Digital; Koerich; Havan; Intelbras; Dimas; Unimed; Ostec, e IoCast.

“Nos próximos meses enquanto as obras de instalação do Centro de Inovação acontecem, será o momento de abrir inscrições para startups interessadas em participar do projeto, afinal 2019 será um grande ano para o mercado de inovação em São José”, enfatiza Waldemar.

Responsável por administrar o espaço, a ACATE vai contar com salas para locação, ambientes para palestras e coworking, que é uma tendência que permite aos profissionais independentes, de diferentes empresas, freelancer e startups, trabalharem em um ambiente inspirador, movimentando também o entorno do Centro de Inovação.

O vice-presidente de Mercado da ACATE, Silvio Kotujansky, conta que desde 2015, a associação possui um centro de inovação inédito em Santa Catarina, localizado em Florianópolis. O Centro de Inovação Primavera ampliou a visão do grupo e, desde então, ao desenvolver os projetos dos centros, pensam na estrutura do espaço. “A importância dos centros e habitats, que são componentes importantes para promover a inovação, sendo construídos em locais estratégicos da cidade, são importantes para a criação deste Centro de Inovação em São José, pois nosso objetivo é desenvolver o ecossistema de Santa Catarina, apoiando os empreendedores, criando oportunidades e gerando economia. E cada região tem suas vocações, assim, estaremos trabalhando com a cidade para acelerar a economia dessas vocações”, pontua Silvio.

O Centro de Inovação ACATE São José será instalado na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Campinas, ao lado da concessionária Ford Dimas que é a principal investidora do projeto.

“Estamos focados em trazer novas ideias e tecnologia para o nosso mercado nos últimos anos, e quando a prefeitura abriu a oportunidade da criação do Centro de Inovação, o grupo Dimas aceitou fazer parte deste projeto, pois a interação com outras empresas e o cenário de inovação permitem trocas de experiências, que são boas para o grupo, e também para ingressar no ecossistema local”, conta o gerente de Marketing do grupo Dimas, Edson Santana.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome