Cuba é tema de bate-papo no Centro de Florianópolis

O advogado Vinícius Loss apresenta os relatos de sua recente viagem ao arquipélago, como aspectos econômicos, o setor produtivo e o comércio exterior

0
158
Vinicius Loss

Foram sete dias de imersão em uma cultura que, mesmo retratada em livros e filmes, está muito distante da realidade vivida naquele país. “Uma semana em Cuba é suficiente para comprovar na prática como é impossível que o socialismo dê certo. A ausência de liberdade para que as pessoas possam empreender, o tabelamento de preços e a onipresença do estado em todos os setores da sociedade acarretam, necessariamente, miséria”, destaca o advogado Vinícius Loss, que nesta segunda-feira, 11 de fevereiro, apresenta ao público suas impressões sobre sua recente viagem a Cuba.

O bate-papo integra a programação do Instituto de Formação de Líderes de Santa Catarina – IFL/SC, às 20h, na A Fábrica Working Bar. Serão abordados temas econômicos sobre o funcionamento do comércio de Cuba, o setor da construção civil, o setor produtivo e o comércio exterior. “É uma ilha paradisíaca, com natureza exuberante, mas que sofre com a opressão de uma ditadura socialista, que é apenas capaz de distribuir pobreza e jamais riqueza”, pontua Loss.

E mais: a proposta é abrir diálogo com os participantes sobre temas civis e ambientais. “De nada adianta apenas conhecermos as realidades se não buscarmos uma reflexão sobre os acontecimentos, bem como de que forma essas culturas e processos refletem no nosso dia a dia, como na questões dos direitos civis, segurança jurídica, propriedade privada e liberdade, bem como proteção ao meio ambiente, saneamento e poluição”, finaliza Loss.

SERVIÇO:

O quê: Observações de uma viagem a Cuba

Quando: 11 de fevereiro

Horário: 20 horas

Onde: A Fábrica Working Bar

Quanto: R$ 50 para não associados ao IFL/SC – gratuito aos associados ao IFL/SC.