Udesc terá sistema de energia solar

Prédio da reitoria em Florianópolis economizará ao receber placas fotovoltaicas e substituir lâmpadas comuns pelas de LED

0
94

O prédio da reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no campus no Itacorubi, em Florianópolis, vai receber sistema de energia solar este ano. De acordo com a Quantum Engenharia, responsável pela obra, serão instalados 156 painéis de 325 Wp, o que significa uma potência instalada de 50,70 kWp. Além disso, serão substituídas 1,1 mil lâmpadas comuns pelas de tecnologia LED, gerando uma economia de 48% na conta de energia.

O projeto é financiado por meio do Programa de Eficiência Energética Aneel Celesc e a previsão de conclusão é março de 2019. Além da economia para os cofres públicos, as placas fotovoltaicas e a tecnologia LED são mais sustentáveis e têm menos impacto ambiental. Com o sistema de energia solar, se o consumo da universidade for menor do que a energia gerada no período, ainda pode ser entregue à concessionária de energia, a Celesc, e utilizada posteriormente em forma de crédito na conta.

O payback – tempo em que o valor do investimento é pago com a economia na conta de luz, é de até cinco anos. Para o presidente da Quantum Engenharia, Gilberto Vieira Filho, este tipo de facilidade é essencial principalmente por se tratar de uma alternativa limpa de energia.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome