Guarda Municipal de São José apresenta novos modelos de uniformes da corporação

Os uniformes são compostos por trajes com modelos para uso no verão e fardamento para uso em combate, operacional, social e gala

0
91

A Guarda Municipal de São José (GMSJ) oficializou, na tarde desta sexta-feira (08), a entrega do novo fardamento que será usado pela guarnição. Entre os kits adicionados ao uniforme dos agentes estão trajes com modelos para uso no verão, situações de combate, operacional, social e gala. A apresentação dos novos uniformes foi realizada no gabinete da Prefeita Adeliana Dal Pont e contou com a participação de oito agentes que demonstraram a utilização das vestimentas.

Para a prefeita Adeliana, a GMSJ merece esta valorização por prestar um serviço importante para a segurança da cidade. “A atuação da Guarda Municipal no enfrentamento da violência e da criminalidade tem nos possibilitado expandir as ações de segurança pública em São José. Esses resultados nos incentivam a investir cada vez mais para manter a instituição bem equipada, pois sabemos que o retorno virá através da qualidade dos serviços que os agentes prestam à população”, destaca Adeliana.

Entre os modelos do novo uniforme estão o traje de gala (composto por camisa social branca, calça social azul-marinho, túnica azul marinho e quepe); o traje social feminino (com saia social, camiseta e camisa social azul-marinho ou calça social); o traje social masculino (com camiseta, camisa social azul-marinho e calça social), além de calçados masculinos e femininos. Já os uniformes operacionais são compostos por camisetas e calças operacionais azul-marinho, camisa combat e calça operacional, gandola curta, gandola longa, bermuda operacional, coturnos pretos e tênis.

Além dos novos uniformes, a guarnição receberá equipamentos de proteção individual, com novos cintos, protetores de lombar, luvas operacionais, kits antitumulto (compostos por escudo, capacete e protetor corporal), coturnos e plataformas de perna modular com bolso, porta algemas e carregadores.

“A GMSJ conta com o que há de melhor. Os equipamentos utilizados pela guarnição são todos de ponta para conferir o conforto que os agentes merecem e precisam para continuar prestando um serviço de qualidade e que já é referência para outras cidades do estado”, afirma a secretária municipal de Segurança, Andrea Pacheco.

Segundo Andrea, nenhuma gestão municipal investiu tanto em equipamentos para a GMSJ quanto a atual administração. Hoje, a corporação conta com um ônibus para deslocamento de agentes, um ônibus de videomonitoramento, uma base móvel de segurança, além de 15 viaturas e seis motocicletas, além de armamento de qualidade. Também foram realizados investimentos em tecnologia, com a aquisição de tablets e smartphones, que são usados durante as ocorrências pelo GM mobile, um sistema que auxilia os agentes nas consultas de ruas, placas de veículos e indivíduos.

Atualmente, a GMSJ é reconhecida como referência em estrutura e organização entre as Guardas Municipais de Santa Catarina. A Guarda Municipal de São José conta com o apoio da Central Integrada de Videomonitoramento, que possui câmeras espelhadas por toda a cidade e garante suporte necessário às atuações do efetivo.

Em 2018, a sede da Guarda Municipal de São José, localizada no bairro de Campinas, também recebeu melhorias para garantir uma melhor estrutura para o trabalho dos agentes. “O nosso modelo de gestão visa a valorização e o bem estar dos nossos agentes. Estamos trabalhando para proporcionar que nossa guarnição tenha acesso aos melhores equipamentos, melhor infraestrutura e capacitação de qualidade para possamos desempenhar da melhor forma o serviço de segurança pública da cidade de São José”, reforça o comandante da GMSJ, Marcelo Luiz de Souza.

A solenidade de entrega dos novos uniformes contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Michel Schlemper, que reforçou a parceria do Legislativo com a Prefeitura para viabilizar os investimentos necessários para a melhoria da segurança no Município; da vereadora Méri Hang; dos vereadores Moacir da Silva e Sanderson de Jesus, do secretário-adjunto de Segurança, Vânio Luiz Dalmarco; da consultora geral de Segurança, Gilmara Vieira Bastos, secretários municipais, servidores municipais, além de parte do efetivo da GMSJ.

A Guarda Municipal de São José foi criada pela Lei 4.144 de abril de 2004 e comemorará 15 anos de atividades em 2019. Atualmente, a instituição conta com 113 agentes que estão distribuídos em diferentes setores como administrativo, operacional, educação de trânsito, logística e inteligência de segurança.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome