Encontro debate o planejamento de mais uma procissão do Procissão Senhor dos Passos

O maior evento religioso do sul do País acontece nos 06 e 07 de abril em Florianópolis

0
60

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 14 de março, na CDL em Florianópolis, a reunião de planejamento estratégico da Procissão do Senhor dos Passos que celebra em 2019 sua 253ª edição. A comissão organizadora, liderada pelo membro da Irmandade Senhor Jesus dos Passos, Valter Brasil Konell, apresentou todo planejamento já executado e as demandas, compartilhando com as demais entidades, Prefeitura, Polícia Militar, Guarda Municipal, Comcap, Floram, Ipuf, Iphan, Fundação Franklin Cascaes e Corpo de Bombeiros para a realização do evento. Dentre as principais demandas foi o alinhamento junto aos órgãos competentes referente às melhorias na cidade, com maior enfoque no trajeto, visando manter a tradição e a segurança dos fiéis.

“Este ano teremos um motivo a mais para celebrarmos: o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Um processo que muito nos orgulha, o tombamento é a valorização da maior e mais antiga manifestação cultural e religiosa do Estado. O tombamento é recente, mas começou há muito tempo, como uma ideia que nasceu em uma das nossas reuniões, levantada por Armando Gonzaga, da ACIF. Ele trabalhou no preparo da documentação, um processo lento para provar que a Procissão Senhor dos Passos não era apenas um evento religioso, mas sim um bem cultural, uma tradição que faz parte da história de Florianópolis e de Santa Catarina, reunindo povos de todas as idades, credos e religiões, em adoração ao Senhor dos Passos”, destaca o coordenador da Procissão. “Esse reconhecimento fortalece vínculos, possibilita novos apoios e aportes, mantendo a nossa procissão sempre viva. E também é um marco importante, pois assegura a preservação de todos os costumes”, pontua.

Os jovens estão cada vez mais envolvidos no processo e este ano com o apoio do irmão João Carlos Santana Filho. “Os jovens são importantes para a procissão para manter viva essa tradição de nosso estado, são os jovens o futuro da igreja, são eles que futuramente irão manter viva a chama de Cristo. Precisamos reunir cada vez mais jovens na Procissão Senhor dos Passos para nos unirmos e termos forças para mostrar que a única salvação é Cristo, para levarmos a todos os cantos do nosso estado que estamos firmes na fé e que o lugar do jovem também é em oração e devoção”, destaca João.

Dentre as necessidades apresentadas, as necessidades de reparo de calçamentos e manutenção dos acessos e acessibilidade, desobstrução de áreas para não gerar estrangulamento na passagem dos cortejos, melhorar a iluminação noturna do trajeto, controle do trânsito, garantir o trajeto desobstruído de veículos estacionados, pode de árvores, ampliação das linhas de ônibus coletivos e seletivos e garantir a segurança de populares espectadores e dos cortejos por todo o percurso.

O vice-prefeito de Florianópolis, João Batista Nunes, entregou, na ocasião, a autorização da PMF para a realização do evento e se comprometeu, junto aos órgãos competentes na prefeitura, em realizar um checklist para as melhorias necessárias para garantir um belo evento. “Não mediremos esforços para termos em 2019 a melhor e mais bela Procissão da história, corando com o título de patrimônio brasileiro, que traz também ainda mais representatividade para Florianópolis”, destacou.

O provedor da Irmandade Senhor dos Passos, Eduardo Dutra Silva destacou que em 2019 será uma emoção a mais, com o título nacional e também, com a maior responsabilidade de realizar um evento ainda mais grandioso. “Temos que resgatar o conceito da família, dos valores, o cristão, independente da religião, mas sim aquele que tem uma devoção a Deus, para que estejamos todos juntos, lado a lado, na caminha pela fé”.

No próximo dia 27 de março, às 8h30, será realizado o café da manhã de lançamento para imprensa da Procissão Senhor dos Passos, na Capela Menino Deus, no Imperial Hospital de Caridade, para que a Irmandade do Senhor dos Passos apresente as novidades e cronograma das atividades, contando também com a participação da comunidade, representante da PMF, Guarda Municipal e Polícia Militar, que também irão falar sobre a atuação dos órgãos e suas rotinas nos dias da Procissão. A expectativa de público para 2019 é superar os 60 mil fiéis que participaram no último ano do evento.

Dia 31/03/19 – Domingo

8 horas – Missa de Investidura de Novos Irmãos e Irmãs

Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

Dia 03/04/19 – Quarta-feira

19 horas – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 04/04/19 – Quinta-feira

9 horas – Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos

19 horas – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 05/04/19 – Sexta-feira

19 horas – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 06/04/19 – Sábado

7h30 – Missa e Procissão do Carregador

18 horas – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos

20 horas – Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino de Deus para a Catedral Metropolitana

Dia 07/04/19 – Domingo

9h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos

16 horas – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores.

Dia 08/04/19 – Segunda-feira

8h30 – Missa de Ação de Graças

Local: Capela Menino Deus do Hospital de Caridade

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome