Câmara de São José concede títulos de Cidadão Honorário nesta terça (19)

18 personalidades serão homenageadas pelo Legislativo

0
163
Nesta terça-feira, 19, São José celebra seus 269 anos e, em alusão à data, a Câmara de Vereadores concede o Título de Cidadão Honorário a 18 personalidades que se destacaram nas atividades sociais, políticas, culturais, administração pública ou privada, elevando o nome do município.
A solenidade acontecerá no próprio dia de aniversário de São José, às 19h, no Clube Maré Alta, bairro Praia Comprida.
Confira a lista de homenageados:
  • ALICE CHAVES OLINTHO (Ver. Sandra Martins);
  • AMILTON JOSÉ DA SILVA (Ver. Edilson Vieira);
  • ANTÔNIO ARINALDO COSTA (Ver. Alini Castro);
  • ANTÔNIO CARLOS VIEIRA (Ver. Michel Schlemper e Orvino de Ávila);
  • CARLOS MOISÉS DA SILVA (Ver. Túlio Maciel);
  • JANDIRA MARA DOS SANTOS (Ver. Méri Hang);
  • JERUSE ROMÃO (Ver. Caê Martins);
  • JULIANO MANOEL COELHO (Ver. Nardi Arruda);
  • JULIANO KELLER DO VALLE (Ver. Clonny Capistrano);
  • LAURO GUESSER (Ver. André Guesser);
  • LUIZ CARLOS GOEDERT (Ver. Alexandre Rosa);
  • MARCO ANTÔNIO BARCELLOS DA ROCHA (Ver. Jair Costa);
  • MARLENE FENGLER (Ver. Moacir da Silva);
  • PAULO ROBERTO TONIAZZO (Ver Michel Schlemper e Orvino de Ávila);
  • PAULO ROMUALDO WEISS (Ver. Sanderson de Jesus);
  • RAFAEL DA SILVA (Ver. Cristina de Sousa);
  • VANDA MARIA DE MOURA (Ver. Roinoldo Neckel);
  • VÂNIO LUIZ DALMARCO (Ver. Abel Veiga).

CONHEÇA OS HOMENAGEADOS

1 – MICHEL DA SILVA SCHLEMPER / ORVINO COELHO DE ÁVILA – ANTÔNIO CARLOS VIEIRA

Bacharel em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina, ingressou, em 1963, na carreira de Fiscal de Tributos Estaduais na Secretaria de Estado da Fazenda. Com a aprovação em Concurso Público, exerceu cargos como Diretor de Fiscalização de Tributos, coordenador do Tesouro do Estado e coordenador de Fiscalização e Tributação. Atuou como Diretor-Financeiro do Besc, presidente da Bescri – Besc S/A Crédito Imobiliário e Vice-Presidente do Besc. FOI Deputado Estadual DE 2002 A 2006 e assumiu como suplente em 2010. Também exerceu os cargos de Secretário de Estado da Fazenda, Secretário de Finanças de Florianópolis, Presidente da Comcap, Assessor Técnico do Senado Federal e coordenador do Orçamento Estadual da Assembleia Legislativa de Santa CATARINA. HOJE ATUA COMO SECRETÁRIO DE FINANÇAS DE SÃO JOSÉ.

2 – MICHEL DA SILVA SCHLEMPER / ORVINO DE AVILLA

PAULO ROBERTO TONIAZZO NASCEU EM São Borja – Rio Grande do Sul E veio para São José em 2009. É Advogado, Mestre em Ciências Jurídicas, Consultor e Empreendedor, Diretor Administrativo do Instituto de Estudos Multidisciplinares, Sócio-fundador do escritório Paulo Roberto Toniazzo Advocacia e Diretor Presidente da TJC Tecnologia. Magistrado Aposentado. Em São José atuou como Juiz de Direito da Vara da Fazenda Pública. No Tribunal de Justiça de Santa Catarina atuou como Juiz-Corregedor da Corregedoria Geral de Justiça; Diretor de Assuntos Acadêmicos e Pedagógicos e Professor da Academia Judicial. Professor da Universidade do Vale do Itajaí. ESPECIALISTA em Direito Processual Civil e em Modernização da Gestão do Poder Judiciário, Coordenador e Autor de diversos livros jurídicos.

3 – NARDI ARRUDA – JULIANO MANOEL COELHO

Juliano Manoel Coelho nasceu em São Sebastião do Caí, no rio grande do sul. é Médico efetivo das Prefeituras de São José e de Biguaçu. e em nestes quase 12 anos como médico em São José trabalhou em praticamente todos as unidades básicas de saúde.

Atua nas duas prefeituras como médico do Centro de Testagem e Aconselhamento, responsável pelo diagnóstico e ações de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis. Também exerce a função de Diretor Técnico-Médico da Secretaria de Saúde de São José. É membro-presidente da Comissão de Avaliação dos Relatórios das Organizações Sociais no município e trabalha na junta médica da Prefeitura de São José.

Teve participação fundamental em muitas conquistas da saúde josefense como A a instalação da Unidade de Pronto Atendimento 24h no mesmo endereço da Policlínica de Forquilhinha. trabalhou também na Unimed. e Prestou atendimentos por aproximadamente dois anos aos idosos do Lar de Zulma. Juliano Manoel Coelho representa tão bem os servidores municipais por atender de forma tão acolhedora os josefenses.

4 – EDILSON VIEIRA – AMILTON JOSÉ DA SILVA

Amilton José da Silva nasceu em Santo Amaro da Imperatriz no dia 30 de outubro de 1955.

Reside em São José desde 1966, estudando no colégio Laércio Caldeira de Andrade no Bairro Campinas, deste município. Começou vendendo picolé aos nove anos de idade, depois foi cobrador de Ônibus, trabalhou de garçom, ficou três meses na Marinha como marinheiro, e aos vinte anos passou a ser empresário no ramo de automóveis, depois construção civil na área comercial, revenda de GLP gás de cozinha, ramo de hotel e Shopping popular. Sempre contribuindo para o município de São José.

5 – ABEL VEIGA – VÂNIO LUIZ DALMARCO

VÂNIO LUIZ DALMARCO nasceu em Trombudo Central. veio para Florianópolis para cursar o ensino médio no Instituto Estadual de Educação. No ano de 1979 serviu às Forças Armadas na Base Aérea de Florianópolis e, em 1982, ingressou como Cadete na Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, à qual dedicou a sua vida profissional.

Ao longo da carreira recebeu medalhas de mérito pessoal de 3ª, 2ª e 1ª categorias, pela distinção no exercício da atividade como policial militar e medalha de distinção, por ter prestado 35 anos de serviços aos Governo do Estado de Santa Catarina.

coronel da reserva também se dedicou a atividades comunitárias, exercendo o cargo de COORDENADOR DO CONSELHO PARA ASSUNTOS ECONÔMICOS – PAROQUIAL DA CAPELANIA ESPECIAL NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EM SÃO JOSÉ.

Atualmente é Secretário Adjunto da Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José.

6 – ANDRÉ GUESSER – LAURO GUESSER

LAURO GUESSER nasceu em SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA é Professor, Político, formado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa CatarinA. e é mestre em Planejamento da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande Sul.

FOI Subchefe do Departamento de Filosofia da UFSC, Membro do Conselho de Curadores da UFSC E Professor da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Foi ainda professor no Ginásio em Antônio Carlos, Escola Elisa Andreoli e Escola Básica Américo Vespúcio Prates.

Também foi vereador em São José de 1983 a 1992. Exerceu o cargo de Vice-Prefeito Municipal de 1997 a 2000. foi Prefeito Municipal entre 1º e 30 de julho de 1999. ainda atuou como Diretor da 1ª Unidade de Coordenação de Ensino de SC; Delegado do Ministério da Educação e do Desporto em SC; Diretor de Planejamento da Secretaria de Estado da Educação; Consultor da Municipalização da Secretaria de Estado da Educação.

7 – ALEXANDRE ROSA – LUIZ CARLOS GOEDERT

LUIZ CARLOS GOEDERT, conhecido como LUZINHO DA REGIONAL, nasceu em Santo Amaro da Imperatriz.

Formado em Direito, é proprietário da RÁDIO REGIONAL FM.// Luizinho também atua na área de construção civil.

Apresentador do programa BOM DIA REGIONAL que vai ao todas as manhãs das 6:00 às 8:00 horas, LUIZINHO atua como a voz do josefense, levando ao ar diariamente, as demandas da população, fazendo uma importante ligação entre comunidade-poder público. 

8 – CAÊ MARTINS – JERUSE ROMÃO

JERUSE ROMÃO nasceu em Florianópolis. É formada em Pedagogia e possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Foi consultora na UNESCO no Ministério de Educação E assessora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades.

Escreveu inúmeros artigos sobre educação e relações étnico-raciais. É formadora de professores no país e na rede municipal de educação de São José, além de ter sido professora na Escola Básica Municipal Professor Altino Corsino da Silva Flores, no bairro Procasa. Atua com acolhimento espiritual desde 2006 no Centro de Umbanda São Cosme e Damião, no Bairro Roçado.

Faz parte do Grupo de Educadores Negros, grupo este que nasceu de uma atividade organizada no mês da consciência negra, em novembro de 2018, que tem como objetivo discutir a educação das relações étnico-raciais.

9 – CLONNY CAPISTRANO – JULIANO KELLER DO VALLE

Juliano Keller do Valle nasceu em Florianópolis e atua como Advogado e Professor Universitário.

FORMOU-SE Direito em 1997 e iniciou a advocacia na cidade de São José.  Foi Professor de Direito Processual Penal do Curso de Direito da Univali, no Campus de São José. Também atuou por 5 anos no Escritório Modelo da UNIVALI atendendo a população carente do município. É Mestre em Ciência Jurídica pela Univali e Doutorando em Ciência Jurídica pela mesma instituição com dupla titulação com a Universidade de Delaware (Estados Unidos).

10 – CRISTINA DE SOUZA – RAFAEL DA SILVA

Rafael da Silva, mais conhecido como RAFAEL DI GUETA, veio de Araranguá para a Capital aos 12 anos de idade, em busca de melhores oportunidades de vida, Trazendo no peito os conselhos Do seu pai “Não importa o que irá fazer, faça o melhor que puder!” –  “Busque ser o melhor naquilo que escolheu ser na vida!”.

mesmo não conhecendo ninguém, conseguiu uma caixa de engraxate e foi “a luta”. Pelo bom trabalho desempenhado, teve a indicação dos clientes de trabalhar, primeiramente no Tribunal de Contas e logo em seguida na Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça de Santa Catarina.  e neste ano de 2019, já completam 18 anos de exercício na profissão de engraxate. participou do Concurso Nacional do Melhor Engraxate. na edição de 2018, Rafael Di Gueta manteve o 3º lugar, já conquistado em 2017, se estabelecendo como o melhor engraxate de Santa Catarina. Para ampliar sua renda e garantir um bom futuro a sua família, vende em dias de chuva, guarda-chuva, em dias de sol, panos-de-pratos. também trabalha como motoboy. Rafael Di Gueta é uma grande história de vida para todos.

11 – JAIR COSTA – MARCO ANTÔNIO BARCELLOS DA ROCHA

Marco Antônio Barcellos da Rocha nasceu em 30 de junho de 1947, no Município de Pelotas/RS,. Formou-se em medicina pela Faculdade Católica de Pelotas no ano de 1978, especializando-se na área de psiquiatria

Chegou em Santa Catarina em 1981, para trabalhar no Hospital de Custódia de Florianópolis, onde permaneceu até 1983. Posteriormente, foi transferido para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, continuando no cargo até 2010. Trabalhou, também, no Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina de 1982 a 2010. Durante esse período de 28 anos, atendeu no Hospital de Santa Tereza, em São Pedro de Alcântara, pelo IPQ, onde cuidava de 40 pacientes internos.

Em 2007, retornou para o Hospital de Custódia de Florianópolis, onde permaneceu até sua aposentadoria, no ano de 2012.

FOI indicado para ser diretor médico, função que desempenhou durante 4 anos.  hoje, mesmo aposentado, continua realizando um belo trabalho com a comunidade da COLÔNIA SANTANA.

12 – MÉRI HANG – JANDIRA MARA DOS SANTOS

Jandira Maria dos Santos nasceu em Florianópolis. Atualmente trabalha no comércio local do município, tendo a preocupação em desempenhar suas atividades com muita responsabilidade.

Aos 48 anos, Jandira aceitou participar do Projeto Espelho meu, que propõe a prevenção contra a violência Doméstica através de ensaios fotográficos, com mulheres que foram vítimas.

Seu ato de coragem e exemplo denunciando e abrindo caminho para outras mulheres vítimas de feminicidio, acendeu o seu empoderamento.

13 – MOACIR DA SILVA – MARLENE FENGLER

Marlene Fengler, nasceu em Itapiranga, no extremo oeste catarinense. Mãe, esposa, formada em Letras pela UFSC, foi a primeira Chefe de Gabinete da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e foi ex-coordenadora da Escola do Legislativo também da ALESC. Conta com 25 anos de experiência do serviço público em seu currículo e, por muitas vezes, atuou para que São José fosse preocupação constante nas decisões políticas.

Marlene Fengler é Deputada Estadual pelo PSD e é reconhecida por levantar a bandeira da representatividade feminina na política estadual. E para São José, Marlene Fengler é sempre solicita para ajudar no crescimento e progresso.

14 – REINOLDO NECKEL- VANDA MARIA DE MOURA

Vanda Maria de Moura Nasceu em Simplício Mendes no estado do Piauí. é Psicóloga, pós-graduada em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes e Perita em Avaliação Psicológica.

É servidora pública Municipal da Prefeitura de São Jos lotada na Secretaria de Assistência Social onde fazia atendimento clinico psicológico a todas as faixas etárias, como também grupos terapêuticos para as famílias.

EM 2006 foi transferida para a Secretaria da Saúde, TRABALHANDO Na Policlínica de Campinas, ONDE fazia atendimento clinico individual a adultos e idosos, ALÉM DE coordenaR o grupo terapêutico para idosos no CATI.

Em março de 2004, fundou o Instituto Cidadania em Ação, Entidade que atende pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social; Devido a um problema de saúde, atualmente a psicóloga Vanda Moura está afastada das atividades laborais, no entanto, através da equipe do Instituto  continua atuando em causas sociais.

15 – SANDERSON DE JESUS – PAULO ROMUALDO WEISS

PAULO ROMUALDO WEISS nasceu em ALECRIM, RS e veio para São Jose em 1987.

Em 1980 foi servir o Exército na Cidade de Alegrete/RS. Após a baixa do Exército, foi morar e trabalhar em Blumenau/SC. Em 1981 entrou na PMSC, na função de cabo, por ter sido cabo do Exército. Em 1983 passou no vestibular para o Curso de Formação de Oficiais da PM (CFO), na Academia da Trindade.

Em 1986 foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL, e foi servir no 4º BPM/Florianópolis, onde trabalhou durante 14 anos. foi promovido a 2º Tenente, 1º Tenente e Capitão. No Ano de 2000 voltou a Academia para fazer o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e a pós-graduação “Latu Sensu” em Segurança Pública pela UNISUL. Ao final do CURSO, escolheu o 7º BPM/São José, onde serviu durante 12 anos e foi promovido ao Posto de Major e Tenente Coronel. Durante 2 anos e 4 meses comandou o 7º BPM.  Em 2012 obteve a promoção ao Posto de Coronel e entrou para a Reserva remunerada da PMSC.

16 – SANDRA MARTINS – Alice Chaves Olintho

Alice Chaves Olintho nasceu na cidade Bagé- Rio Grande do Sul. Em 1980, iniciou o curso de medicina na Faculdade Católica de Pelotas no Rio Grande do Sul, deu continuidade do seu curso na Espanha-Catalunha, concluindo sua pós-graduação em pediatria, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis/SC.

Aprofundou seus conhecimentos visitando aproximadamente 40 países.

APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO ESCOLHEU A CIDADE DE SÃO JOSÉ PARA VIVER E FAZER SUA HISTORIA. SEU PRIMEIRO EMPREGO, COMO MÉDICA PEDIATRA, FOI AOS 23 ANOS DE IDADE, NA CRECHE E ORFANATO VINDE A MIM AS CRIANCINHAS EM BARREIROS SÃO JOSÉ, A CONVITE, NA ÉPOCA, DO DIRETOR DA CRECHE, SENHOR ARTUR FEIJÓ.  LÁ ELA TRABALHOU DOIS ANOS SE DEDICANDO CRIANÇAS CARENTES E ÓRFÃOS.

O GRANDE PASSO DE SUA CARREIRA FOI HÁ 33 ANOS ATRÁS, FOI QUANDO DRA. ALICE RECEBEU A PROPOSTA DE ASSUMIR A PEDIATRIA DO CENTRO MÉDICO DE SÃO JOSÉ, ONDE ATÉ OS DIAS DE HOJE, CONTINUA ATENDENDO COM DEDICAÇÃO, CARINHO E ATENÇÃO AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DAS FAMILIAS JOSEFENSES;  Atualmente está à frente da pediatria e da diretoria clínica do Centro Médico de São José.// Além de sua missão como médica pediatra, ela é Presidente do Clube de Castores, filiado ao Lions Club com fins beneficentes para adolescentes.

17 – TULIO MACIEL – CARLOS MOISÉS DA SILVA

Natural de Florianópolis, Carlos Moisés da Silva, Entrou no serviço público pela formação da Polícia Militar no ano de 1987. Concluiu o Curso de Formação de Oficiais da Academia da Polícia Militar de Santa Catarina em 1990. Nessa época a PM e o Corpo de Bombeiros faziam parte da mesma corporação e, assim, Moisés decidiu ser Bombeiro. Foi trabalhar em Tubarão, no Sul do Estado. Em sua trajetória profissional, além de ser Coronel da Reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, também se dedicou à vida acadêmica. É bacharel em Direito e mestre em Direito Constitucional pela (Unisul), onde foi professor de direito administrativo e constitucional. É inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

Com mais de 30 anos de trabalho no Corpo de Bombeiros, Moisés nunca ocupou cargos eletivos.