O convênio Políticas Públicas 4.0 chegou ao sul do Brasil com o evento de qualificação em ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG). O presidente da CDL de Florianópolis, Ernesto Caponi, participou do encontro que reuniu mais de 100 lideranças de 84 CDLs de Santa Catarina, em Florianópolis, para discutir, entre outros temas, a importância de defender os interesses do varejo nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Conduzido pelos especialistas em RIG Eduardo Fayet e Murilo Mori, o encontro apresenta aos líderes das entidades catarinenses as características fundamentais para a atuação junto a agentes públicos, além de reforçar aspectos de ética, transparência e compliance na condução desse trabalho.

Para o presidente da CDL de Florianópolis, Ernesto Caponi, o encontro foi positivo e reforçou o entendimento da entidade nas atuações com o legislativo. “O compliance é estar de acordo com as regras pré-estabelecidas e a CDL reafirma a posição de atuar com os parlamentares de forma correta, ética e dentro das legislações”, afirma o dirigente.

“O Cadastro Positivo é um case de sucesso que mostra o esforço do varejo para aprovar uma política pública que beneficia o setor e a sociedade. Essa união de vocês teve como consequência a aprovação do Projeto de Lei pelo Plenário do Senado e agora segue para sanção presidencial”, exemplifica Fayet. “Na área de RIG, se preparar para o contato com o agente público é fundamental para alcançar o resultado esperado e reduzir eventuais riscos”, comenta o especialista.

“Para a CDL de cada município é muito importante esse contato com os parlamentares porque esses agentes políticos estão lá em Brasília, mas moram aqui e nas suas cidades. A capilaridade de vocês e o apoio de vocês são fundamentais para o trabalho de RIG”, garante Murilo Mori.

Além de representantes da CNDL, o evento contou, ainda, com a presença do diretor regional da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig) e coordenador de RIG da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, Edgard Usuy.