Projeto Conhecer São José leva estudantes ao Centro Histórico da cidade

A iniciativa tem como objetivo difundir a cultura e a história do Município por meio de visitas guiadas aos espaços e prédios públicos históricos

0
67

Conhecer e valorizar a cultura e a história do Município a partir de visitas guiadas, esta é a dinâmica do projeto Conhecer São José desenvolvido pela Prefeitura por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (FMCT). A iniciativa é voltada a estudantes  das redes municipal, estadual e particular de ensino, e consiste na realização de visitas monitoradas ao Centro Histórico e outras instituições culturais, para que os alunos conheçam como ocorreu o processo de ocupação humana ao longo dos anos e como foi construída a cultura e a história da cidade.

“O projeto busca a valorização e o resgate da nossa história ao difundir a cultura local, e também possibilitar que os estudantes e público em geral tenham mais proximidade com o nosso Centro Histórico por meio das visitas guiadas”, explica a superintendente da FMCT, Joice Porto.

O roteiro de visitação tem a duração aproximada de 2 horas, contemplando o Centro Histórico e seu importante conjunto arquitetônico que formam o Patrimônio Cultural da cidade. No itinerário do projeto estão construções  como o Theatro Adolpho Mello, a Biblioteca Municipal, a Casa da Cultura e o Museu Histórico Municipal, as praças  Arnoldo Souza e Hercílio Luiz, a Igreja Matriz  e a Bica da Carioca. As turmas são acompanhadas por historiadores do Museu Histórico Municipal de São José e do Arquivo Histórico, e grupos organizados também podem participar

As visitas acontecem de terça a quinta, no período vespertino e devem ser agendadas previamente no Museu Histórico Municipal de São José, através do telefone 3247-0059.