Currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental catarinense estará em discussão nesta segunda-feira

A abertura será nesta segunda-feira, 15, às 8h, no Hotel Golden, em São José

0
23

Entre os dias 15 e 17 de abril, educadores catarinenses estarão reunidos no 1º Seminário de Sistematização do Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense. O encontro tem como foco principal a definição do currículo seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A abertura será nesta segunda-feira, 15, às 8h, no Hotel Golden.

A BNCC em Santa Catarina vem, desde 2015, sendo amplamente difundida com a criação da Comissão Executiva Estadual da BNCC e posteriormente o Comitê Executivo em regime de colaboração com Secretaria de Estado de Educação (SED), União dos Dirigentes Municipais de Santa Catarina (UNDIME/SC), Conselho Estadual de Educação (CEE), e União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME). Em 2017, foram realizados encontros, consultas públicas e formações que culminaram no documento preliminar, o qual foi entregue em dezembro de 2018 ao CEE.

A retomada das atividades este ano em prol da BNCC e disseminação para o território catarinense agregou mais um parceiro, a Federação Catarinense de Municípios (FECAM). Com a entrada da FECAM foi garantido de forma democrática que todos os entes comprometidos com a educação no estado de Santa Catarina pudessem estar presentes e coparticipes na consolidação do currículo.

“O cerne deste evento é mobilizar os profissionais da educação pública – professores e gestores -, e instituições parceiras a unirem forças para sistematizar o documento e formar os multiplicadores que terão um papel imprescindível na implementação do currículo nas escolas catarinenses. Com isso pronto, vamos garantir o conjunto de aprendizagens essenciais aos estudantes, respeitando as especificidades regionais, seu desenvolvimento integral por meio das dez competências gerais para a Educação Básica, apoiando as escolhas necessárias para a concretização dos seus projetos de vida e a continuidade de seus estudos”, destaca a secretária-adjunta de Estado da Educação, Carla Bohn, que está a frente dos trabalhos.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, elaborado por especialistas das mais diversas áreas do conhecimento e corresponde às demandas do estudante da contemporaneidade, preparando-o para o futuro.