SES Ingleses Santinho já têm mais de 43 km de rede coletora de esgoto instalada

Neste mês de abril as obras iniciaram em ruas da região do Sítio de Baixo, em Ingleses

0
65

Programadas para durar até a última semana de abril, as obras de instalação de rede na Servidão João Luís de Souto, que integra o projeto de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Ingleses-Santinho, evoluem de forma rápida. Com os trabalhos avançados, a equipe que atua no local começou, paralelamente, a executar serviços de sondagem e início de escavações na Servidão Maria Honorata dos Santos, que fica logo na sequência.  As duas vias ficam na região do Sítio de Baixo, em Ingleses.

Também seguem em obras as servidões dos Lírios, Ademir Domingos dos Santos e Flor do Campo Limpo, todas bastante estreitas e perpendiculares à Estrada Dário Manoel Cardoso (também em obras e com o trânsito orientado em sistema de Pare/Siga). Na região da Rua das Gaivotas (Ingleses Norte), prosseguem os trabalhos nas ruas Ilha das Galés e Brisamar.

Com isso, as equipes do Consórcio Trix-Infracon (contratado pela CASAN para executar o projeto de ampliação do SES Ingleses-Santinho) encerram a primeira quinzena de abril com mais de 43,4 km de rede instalada.

Entre os dias 21 de março e 17 de abril foram 1,36 mil metros assentados, o que corresponde a uma média diária de 59 metros (ou cerca de 10 tubos de 6 metros). Nesse período, somente no dia 28 de março os trabalhos forma interrompidos devido à chuva.

No processo de evolução da obra as equipes registram diferentes avanços devido às condições do solo, nível do lençol freático e profundidade das escavações (que demandam rebaixamento de nível e utilização de escoramentos específicos). São também encontrados diferentes  ‘obstáculos’ no caminho, como a rede de drenagem, de telefonia e de água, assim como rochas.

As obras são devidamente sinalizadas e os motoristas orientados, pois em algumas ruas estreitas há necessidade de interrupção do trânsito durante o dia. A CASAN agradece a colaboração de motoristas e pedestres, que têm demonstrado todo apoio às equipes de trabalho.

O SES Ingleses-Santinho

Viabilizado a partir de uma ação conjunta da CASAN, Governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis, a ampliação da rede de esgotamento sanitário de Ingleses e Santinho está recebendo investimentos de R$ 84 milhões, valor financiado junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Serão 58 km de rede instalada, cerca de 5 mil ligações domiciliares, além de estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para depurar 105 litros/segundo, em nível terciário (o processo mais completo).

Mesmo após a instalação da rede e dos ramais, os esgotos residenciais ainda não podem ser conectados à rede, uma vez que ela ainda não está em operação. No momento certo, quando todo o sistema estiver implantado e a ETE entrar em funcionamento, os moradores serão avisados pela CASAN de que as ligações podem, então, ser providenciadas.