Campanha de Vacinação contra gripe mobiliza 21 unidades em Palhoça neste sábado (4)

O dia "D" será neste sábado, 4 de maio

0
172

Todas as 21 unidades de saúde de Palhoça estarão abertas no próximo sábado, 4 de maio, das 8 às 17h, para vacinar os grupos prioritários da “Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe”, que ocorre até 31 de maio em todo o país.

A campanha tem como público alvo crianças com idade entre 6 meses e 6 anos, gestantes, mães recentes (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, indígenas, idosos com 60 anos ou mais, população privada de liberdade e agentes prisionais, portadores de doenças crônicas e condições especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento.

A Vigilância Epidemiológica explica que as pessoas que fazem parte desses grupos têm mais chances de ter complicações decorrentes da gripe, podendo até morrer. Por isso, a importância de se imunizar.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é vacinar, ao menos, 90% da população total dos grupos prioritários que, em Palhoça, é de mais de 36 mil pessoas. A campanha começou no dia 10 de abril, mas até o momento apenas 16,68% desse total se imunizou contra a doença no município.

Cuidados e prevenção

Além da vacina, é recomendado adotar algumas medidas de prevenção para evitar a gripe, como higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel, principalmente nas seguintes situações: depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes das refeições, antes e depois de tocar os olhos, boca ou nariz, principalmente após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc). Além disso, é importante manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.

Pessoas com influenza devem evitar contato com outras pessoas. Em caso de suspeita, o paciente deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. O tratamento precoce reduz os sintomas e a ocorrência de complicações da influenza e está disponível em todas as unidades de saúde.