Pesquisadores da Udesc Esag lançam nesta quinta três livros na área de Administração Pública

O evento será realizado no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no campus da Udesc no bairro Itacorubi, em Florianópolis

0
106

O Grupo de Pesquisa de Política Pública e Desenvolvimento (Callipolis) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove nesta quinta-feira, 9, a partir das 19h30, o lançamento de três livros ligados a seu tema de estudo. O evento será realizado no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no campus da Udesc no bairro Itacorubi, em Florianópolis. Os autores das três obras são professores pesquisadores da Udesc Esag.

A professora Sulivan Desirée Fischer é a autora de “Implementação de Políticas Públicas: Autonomia e Democracia – Teoria e Prática” (Apris, 245 páginas). O livro trata especialmente das políticas de educação e do processo de construção da autonomia e da participação na gestão das escolas públicas brasileiras.

O texto discute o grau de autonomia das escolas, no que se refere aos recursos financeiros, humanos, de infraestrutura, do saber, dos materiais e a gestão democrático-participativa. Somado à parte teórica, o livro apresenta um estudo empírico realizado em escolas públicas de municípios catarinenses sobre os fatores que facilitam e constrangem a construção da gestão autônoma e democrática.

Relançamentos

As outras duas obras já foram publicadas e distribuídas pela Editora Udesc, mas terão um segundo lançamento no evento.

Francisco Gabriel Heidemann – professor aposentado da Udesc Esag – é um dos organizadores (ao lado de Marlene Tamanini, Eliane Portes Vargas e Sandro Marcos) do livro “O Cuidado em Cena: desafios políticos, teóricos e práticos” (Udesc, 380 páginas). A obra reúne textos de pesquisadores nacionais e estrangeiros sobre o cuidar das pessoas e do mundo, as teorias de cuidado e o uso de critérios de justiça.

A professora Patrícia Vendramini é uma das organizadoras (ao lado de Lindijane de Souza Bento Almeida) do livro “Pioneirismo, Renovação e Desafios: Experiências do Campo de Públicas no Brasil” (Udesc, 338 páginas). A obra, também disponível em e-book, relata a experiência de 18 cursos de graduação no Brasil que formam profissionais em administração pública, gestão de políticas públicas, gestão pública, gestão social e políticas públicas.

Mais informações podem ser obtidas com o grupo de pesquisa Callipolis, na Udesc Esag, pelo telefone (48)3664-8241.

Serviço:
O QUÊ: Lançamento do livro “Implementação de Políticas Públicas: Autonomia e Democracia”,
e relançamento de outras duas obras de pesquisadores da Udesc Esag
QUANDO: quinta-feira, 9 de maio, às 19h30.
ONDE: “Aquário” da Udesc Esag (Av. Madre Benvenuta, 2037)
QUANTO: evento gratuito e aberto ao público.