Circuito de Cinema Infantil leva sessões para mais de 100 cidades catarinenses

Lançamento da nova edição do projeto da Mostra de Cinema Infantil acontecerá na quinta-feira, no Fórum de Gestores Municipais de Cultura da FECAM, em Garopaba

0
84

O Circuito de Cinema Infantil cai na estrada com o seu novo  DVD de curtas-metragens nacionais para exibições em escolas públicas e centros culturais nos municípios catarinenses. Esta é a 14ª edição da coletânea, que apresenta oito produções vencedoras da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis em 2018. O lançamento do Circuito será no dia 9 de maio, durante o Fórum de Gestores Culturais da FECAM, em Garopaba. Na ocasião serão distribuídos até 150 kits com o DVD e cartazes aos gestores que se encarregarão de realizar as sessões em suas cidades.

O Circuito de Cinema Infantil acontece em Santa Catarina há 9 anos e desde então tem levado os curtas metragens nacionais exibidos na Mostra de Cinema Infantil para outros municípios catarinenses e vários outros estados do país. Foram mais de 500 mil pessoas (entre crianças e adultos) alcançadas neste período. O projeto acontece com o patrocínio da Enercan desde a primeira edição e tem como objetivo democratizar o acesso ao cinema nacional produzido para as crianças, além de levar para outras cidades catarinenses o sucesso de um evento que acontece em Florianópolis e que neste ano comemora 18 anos!

Segundo a diretora e idealizadora da Mostra de Cinema Infantil, Luiza Lins, a ideia é “semear uma semente de transformação cultural nos municípios catarinenses”. O material é gratuito e a contrapartida é para que gestores realizem as sessões nas suas cidades até o final do ano. Desde 2015, os filmes também contam com as opções de audiodescrição para cegos e LIBRAS para surdos.

O alcance do Circuito no curso desses nove anos impressiona: foram mais de 140 curtas-metragens exibidos para mais de meio milhão de espectadores. Só no ano passado as sessões atraíram 53 mil crianças, passando por 78 cidades catarinenses e por outras 30 em regiões distintas do Brasil – além de países da América Latina e em Portugal!

Para fazer parte do circuito é simples: basta acessar o site da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (www.mostradecinemainfantil.com.br), fazer a solicitação e retirar o kit no Fórum da FECAM, em Garopaba.

Alô Campos Novos!

Depois de Garopaba, a segunda escala de lançamento do Circuito Infantil 2019 será em Campos Novos, no Meio-Oeste catarinense, entre os dias 20 e 28 de maio. A Mostra de Cinema Infantil estará na região com uma equipe para promover sessões em escolas públicas estaduais e municipais da cidade e nos municípios de Abdon Batista e Celso Ramos.

 E tem mais: no dia 21, terça-feira, haverá a palestra sobre Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa com Cláudia Leitão, na Associação Empresarial, Rural  e Cultura Camponovense (ACIRCAN). Doutora em Sociologia pela Sorbonne, Paris V, e professora da Universidade Estadual do Ceartá, Claudia é diretora do Observatório de Governança Municipal do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR) e consultora em políticas públicas para a economia criativa. O encontro será às 19h30 e a entrada é gratuita. “Em um momento que se fala tanto de sustentabilidade e cidades criativas é fundamental pensar também em ações voltadas para as crianças”, defende Luiza Lins.

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

E não é que a Mostra de Cinema Infantil chegou à maioridade? A edição deste ano celebra os seus 18 anos e com um feito histórico: está aí desde 2001 sem nunca deixar de acontecer em nenhum ano. Soma-se a isso a formação de uma consolidada plateia que literalmente cresceu acompanhando a mostra, bem como projetar os trabalhos de uma legião de cineastas, produtores e artistas.

Por ser festiva, a edição deste ano trará grandes surpresas ao público, a começar pela programação de filmes que será anunciada em breve. Só para a Mostra Competitiva já são 49 curtas-metragens selecionados, sendo 10 internacionais. Ela se manterá totalmente gratuita, com as sessões de curtas e longas-metragens para as famílias no Teatro Governador Pedro Ivo, o projeto Escola durante a semana para turmas das redes de ensino da cidade, além de dublagem ao vivo de filmes, oficinas para as crianças, bate-papo com realizadores, lançamento de livros, distribuição de pipocas e muito mais. Outro ponto forte da programação são os debates, como o Fórum de Cinema e Educação cujo o tema será “A Criança e a Cidade” e o Encontro de Economia Criativa da Região Sul, que neste ano reunirá especialistas em animação, games e conteúdo infantil.

 A diferença em relação ao ano anterior é quanto ao tempo de duração, encerrando no dia 6 de julho com… FESTA! Sim, “Festa” é o nome do espetáculo teatral e musical da premiada Banda Mirim, de São Paulo, e que será a grande atração do último sábado (6/07), às 17h, e com entrada gratuita no Teatro Governador Pedro Ivo!