Planejamento Estratégico para 2019/2020 da Câmara de São José é apresentado

O documento, fruto de grupo de trabalho formado por servidores da Casa, parte do conjunto de ações que irá gerir os objetivos e metas a ordenar os processos administrativos do Parlamento

0
59
O Planejamento Estratégico da Câmara Municipal de São José para o biênio 2019/2020 foi apresentado para imprensa, vereadores, servidores e sociedade na tarde desta segunda-feira, 13, pelo presidente do Legislativo, vereador Michel Schlemper. O documento, fruto de grupo de trabalho formado por servidores da Casa, parte do conjunto de ações que irá gerir os objetivos e metas a ordenar os processos administrativos do Parlamento.
“Nós fizemos questão de colocar no papel aquilo que nos propusemos a fazer, informando o que será feito, como será feito e quando será feito”, declarou Michel Schlemper.
Temas nas áreas de Comunicação, Transparência, Cidadania e Gestão Participativa, Legislação e Gestão Administrativa foram as diretrizes que tiveram a atenção da atual Mesa Diretora.
Dessa forma, entre os pilares anunciados pelo presidente Michel Schlemper, estão a volta da TV Câmara, a maior utilização dos meios tecnológicos para aumentar transparência, celeridade, economicidade processual, além da implantação da assinatura eletrônica do presidente, demais vereadores e servidores do departamento Legislativo, bem como a diminuição do uso de papel e demais práticas de sustentabilidade no dia a dia da Casa.
Durante a apresentação do Planejamento Estratégico, o presidente do Legislativo salientou que o documento não é definitivo, estando aberto a contribuições de servidores e demais parlamentares. “Esse é um planejamento que não é engessado. Novas ideias vão surgindo e vamos alterando para que fique cada vez melhor”, frisou Michel que, na semana passada, esmiuçou as ações a serem implantadas em reunião com os vereadores.
Confira algumas declarações do presidente Michel Schlemper:
TRANSPARÊNCIA E SUSTENTABILIDADE
“A ideia é ir devagar. Não vou dizer que vamos eliminar 100% do papel, mas o objetivo é utilizarmos cada vez mais os recursos eletrônicos que a Câmara tem disponível. Isso também vai tornar os processos mais transparentes, já que qualquer cidadão poderá acompanhar”.
“Quanto a sustentabilidade, nós temos o aerogerador, que no momento não é utilizado, mas que esperamos colocá-lo em funcionamento o quanto antes, para assim diminuir ainda o consumo de energia, gerando economia. Também estamos estudando a eliminação do copo plástico”.
PADRONIZAÇÃO E NORMATIZAÇÃO
“Sobre a padronização e normatização já temos algumas questões em andamento. Os servidores, inclusive já participaram de um curso de atualização”.
PARLAMENTO DIGITAL
“Será implantado também o parlamento digital com um notebook para cada vereador utilizar durante a sessão. Nesse sistema o parlamentar terá acesso a diversos recursos do processo legislativo”
TV CÂMARA
“Há licitação aberta para retomada da TV Câmara e, na semana passada, reunido com o presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, Roberto Katumi, acertamos que as equipes de comunicação das duas Casas estarão reunidas para discutir as questões técnicas e de programação que irão viabilizar entrarmos no ar, ao vivo, em sinal aberto, abrangendo toda a região de São José e Florianópolis. Na outra semana, já tivemos a garantia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Júlio Garcia, da integração da TV Câmara de São José ao sistema da TV AL”.
Pilares Planejamento Estratégico Câmara Municipal de São José (2019/2020)
  • Câmara Inclusiva
  • Câmara Transparente
  • Novo Site
  • Padronização e Normatização
  • Parlamento Digital
  • Sustentabilidade
  • TV Câmara
  • Valorização do Servidor