Maio amarelo mobiliza agentes de trânsito em Palhoça

Ações visam prevenir acidentes com a conscientização no trânsito e a preservação à vida

0
123

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, realiza evento no dia 23, em alusão à campanha nacional Maio Amarelo,movimento internacional de conscientização, que visa prevenir e reduzir acidentes e mortes no trânsito.

A ação vai ocorrer das 14 às 18h, na Praça 7 de Setembro, no Centro, com escolinha de trânsito para crianças, espaço kids com brinquedos, atividades e apresentação infantil, confecção de cartão de estacionamento para o idoso, distribuição de materiais educativos, balões e camisetas para motoristas e passageiros.

As atividades serão ministradas pelos agentes de trânsito de Palhoça em parceria com guardas municipais de outros municípios da região, que abordam temas diferentes na campanha Maio Amarelo.

“O Brasil é o quarto país do mundo recordista em mortes no trânsito, com uma média de 21 casos a cada 100 mil habitantes. Nós, como município brasileiro, contribuímos de certa forma para esta colocação. É nosso dever apoiar movimentos como este, desenvolver ações em prol de um trânsito mais seguro para pedestres e condutores e, sobretudo, preservar à vida”, destaca o prefeito Camilo Martins.

Durante todo o mês, os agentes municipais de trânsito estão realizando palestras educativas, sobre os cuidados com itens de segurança, sinalização, crianças, ciclistas e pedestres, e riscos com o uso de aparelho celular, entre outros. “O intuito é promover atividades voltadas à conscientização, avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão e ampliação do debate sobre as responsabilidades de cada um no trânsito”, relata Plínio Marcos Heinz, coordenador dos agentes de trânsito de Palhoça.

Botoeiras Sonoras

Nesta segunda-feira(20), começa a funcionar o sistema de acionamento de botoeiras sonoras para travessia de pedestres nos semáforos da Avenida Barão do Rio Branco e Rua José Maria da Luz, no entorno da praça central da cidade. Ao acionar o botão, a sinaleira fechará para carros e abrirá aos pedestres por 15 segundos. O equipamento emite um sinal sonoro para deficientes visuais.

“Os primeiros 15 dias serão de testes com o objetivo de proporcionar mais segurança e acessibilidade aos pedestres. Além disso, haverá mais fluidez no trânsito de veículos porque o sinal não fechará (ficará vermelho) enquanto não houver pedestres aguardando travessia”, explica Eduardo Freccia, secretário municipal de Segurança Pública.

Movimento Maio Amarelo

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

É um movimento internacional de conscientização para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O intuito é reduzir o número de acidentes de trânsito, colocando o tema em pauta para a sociedade e estimulando a participação da população, empresas, governos e entidades.

A marca que simboliza o movimento é o laço na cor amarela, que significa atenção e também a sinalização e advertência no trânsito. A intenção é tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia, para que cada cidadão adote um comportamento mais seguro e responsável, para preservar a sua própria vida e a dos demais.