Projeto Empreendedor Mirim começa a ser desenvolvido nas escolas de São José

O objetivo é trabalhar com os alunos fundamentos de empreendedorismo e inovação

0
143
Jucineide Schmitz(Esq),Clarilene Benner,Rose Mara da Silva,Carla Cristofolini

Reconhecido como um case de Inovação Social, o Projeto Empreendedor Mirim começa a desenvolvido em São José em parceria com a Udesc. Na primeira fase, alunos das Escolas Básicas Municipais Professor Altino Corsino da Silva Flores, Vereadora Albertina Krummel Maciel e do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo estão participando da iniciativa para receber ensinamentos sobre empreendedorismo, liderança, planejamento, economia criativa, inovação e educação fiscal.

Diretores, professores e auxiliares de Educação Especial das três unidades já participaram de uma formação na Casa do Educador. O objetivo foi instrumentalizar esses profissionais para aplicar conceitos de inovação propostos pelo projeto. A formação foi conduzida pelo professor Eduardo Jara, idealizador do projeto. “Estamos ensinando as crianças a bolar planos, a pensar em um futuro melhor, planejar a vida e comentar valores de ética, lideranças virtuosas, entre outras coisas. Realizar e executar ideias, é empreender. E é isso que desejamos transmitir para essa garotada”, destaca Jara.

Nesta etapa, o programa Esag Kids contemplará quatro turmas de 5ºs anos e seis turmas de 4ºs anos do Ensino fundamental. “O projeto está sendo muito positivo. Questões como inovar, organizar e universalizar agregam valores importantes para os estudantes, que passam a entender e ter condições de acreditar nas realizações de seus sonhos”, avalia a assessora pedagógica Rose Mara da Silva Garcia que, junto com as professoras Clarilene Benner e Jucineide Schmitz, faz o acompanhamento das atividades pedagógicas nas escolas.

Para a consultora educacional da Secretaria de Educação, Carla Cristofolini, o Projeto do Empreendedor Mirim é uma conquista da Educação Municipal. “O empreendedorismo é uma das propostas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, buscando o desenvolvimento de competências de autonomia e de escolha. Quando o conteúdo se alinha à prática e é articulado ao planejamento temos uma resposta efetiva e mais completa, com melhores resultados para o desenvolvimento global dos nossos estudantes”, assinala Carla.

Para a secretária municipal de Educação, Lilian Sandin Boeing, o projeto pode fazer a diferença para os alunos da rede. “A parceria com a universidade apresenta metodologia importante para formar pessoas nessa cultura de inovação e empreendedorismo, para que surjam novos líderes que irão se adequar às futuras necessidades sociais e econômicas, visando o desenvolvimento sustentável. São José apresenta muitas ações de inovação, portanto, inserir os estudantes nesses ambientes é investir na nossa cidade”, afirma Lilian.

Em março, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, recebeu o certificado de Cidade Amiga do Futuro por acolher e replicar a metodologia Esag Kids de ensino de empreendedorismo, inovação e educação fiscal. “Nessa parceria distribuímos 400 exemplares do Manual do Empreendedor Mirim, mais o e-book, para estender a iniciativa aos demais alunos da rede. Quando falamos em empreendedorismo, falamos de inovação desde a base da formação dos cidadãos. Nas escolas podemos criar e despertar nos estudantes o interesse pela temática, sendo que estes também poderão envolver suas famílias, aumentando ainda mais o interesse pelo tema”, explica o secretário de Desenvolvimento, Waldemar Bornhausen Neto.

Ainda dentro do programa, também será desenvolvimento o projeto piloto da Feirinha de Inovação Empreendedorismo Mirim, pioneiro na rede municipal de São José, com oito oficinas marcadas ao longo do ano. A iniciativa já levou 32 estudantes do 4º ano do Colégio Maria Luiza de Melo a uma visita à ESAG. Ainda estão previstos passeios a outras instituições, como Controladoria Geral da União, Câmara Municipal, Sapiens Parque, Acate. A conclusão deve ocorrer em novembro com a realização da Feirinha no auditório da Esag/Udesc.