Dibea de São José realiza ação de conscientização no CEM Santa Terezinha

Os alunos do 1º ano ao 5º ano receberam orientações sobre os cuidados com animais domésticos

0
56

A Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) de São José está realizando ações de conscientização nas escolas da rede municipal de Educação. Nesta quarta-feira (22), nos períodos da manhã e tarde, cerca de 450 alunos do CEM Santa Terezinha receberam dicas de como cuidar de cães e gatos por meio de uma cartilha educativa elaborada pela equipe da Dibea.

Reunidas no auditório da Escola do Meio Ambiente, em Forquilhas, as crianças aprenderam sobre cuidados com os animais domésticos. A diretora da Dibea, Helena Márcia Kretzer, falou também sobre o abandono de cães e gatos, que acaba aumentando a população de animais de rua, e explicou quais práticas são consideradas maus tratos.

O objetivo é conscientizar as crianças para que elas atuem como multiplicadoras, levando para as famílias informações sobre a importância de cuidar dos animais. No material distribuído, os alunos recebem informações sobre a alimentação, os benefícios da castração, cuidados com a saúde, a importância da adoção, além de uma tabela de vacinação.

A diretora da Dibea destaca que a Diretoria de Bem Estar Animal vem atuando em São José há dois anos, celebrados no dia 22 de maio. “A Dibea assumiu o compromisso de desenvolver um projeto educativo. Elaboramos cartilha, que foi apresentada aos diretores das escolas da rede municipal, que aprovaram as ações de conscientização nas escolas. Nosso objetivo é estender esta ação também para a rede estadual, levando a cartilha para as crianças e famílias de toda a cidade”, afirma Helena Márcia.

Para a médica veterinária da Prefeitura de São José, Claudia Regina Cavalheiro, que acompanha a equipe da Dibea nos atendimentos de denúncias de maus tratos, é importante esse contato com as crianças para conscientizar desde cedo sobre os cuidados com os animais domésticos. “É gratificante trabalhar com as crianças e transmitir esse conhecimento, pois as situações de atendimento são delicadas e por vezes tristes, mas com a equipe da Dibea temos uma parceria para realizar este trabalho”, conta Claudia.

As denúncias de maus tratos e abandono podem ser realizadas pela ouvidoria da Saúde pelo telefone 0800-6459889. A Diretoria Bem-Estar Animal está localizada na Rua Altamiro Di Bernardi, número 108, em Campinas.