Vereadores josefenses buscam apoio de deputados contra aumento nas faturas de água e esgoto

Reajuste virá com novo modelo tarifário, objeto de consulta pública da Aresc, para quem consome mais de 6,68 m³ por mês

0
50
Vereadores com Deputado Milton Hobus

Os vereadores de São José Nardi Arruda (PSD) e Alexandre Rosa (DEM) percorreram na tarde de terça-feira (28 de maio) os gabinetes da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) para alertar os deputados estaduais sobre os aumentos previstos nas contas de água e esgoto com a nova tarifação, proposta pela Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc).

A atividade é uma das ações da Comissão Especial, composta por sete vereadores josefenses e instituída na Câmara para analisar a nova estrutura tarifária e a qualidade dos serviços prestados pela Casan no município.

“Como não temos autonomia para propor mudanças em estatais catarinenses, viemos na Alesc pedir o apoio dos deputados para que a Aresc não implante o novo modelo de tarifação, tendo em vista que trará aumentos de 12 a 18% nas contas de água e esgoto”, explicou o vereador Nardi Arruda, que Preside na Câmara de São José a Comissão Especial Casan/Aresc.

Nos gabinetes, os vereadores conversaram com deputados, chefes de gabinete e assessores parlamentares deixando documentos com informações sobre os reflexos da implantação da nova tarifação que está em consulta pública até 14 de junho deste ano no site da Aresc e solicitando apoio dos deputados para discutir junto à Aresc, ao Governo do Estado e à Casan o retrocesso na proposta. “Nosso objetivo com essa visita à Alesc, é defender os interesses dos josefenses”, reforçou o vereador Alexandre Rosa, Vice-Presidente da Comissão Especial Casan/Aresc.

Nas conversas, muitos deputados já manifestaram apoio à causa, a exemplo do deputado estadual Milton Hobus (PSD). “Bom debate. Pode contar com a gente”, declarou. A Deputada Marlene Fengler (PSD) ressaltou que está atenta a essa questão, inclusive já solicitou audiência com a Casan.

Sensibilização dos 195 municípios atendidos pela Casan

Outro esforço da Comissão Especial Casan/Aresc consiste na sensibilização das Câmaras Municipais de todos os municípios atendidos pela Casan em Santa Catarina para que também se manifestem contrariamente à nova estrutura tarifária. As Câmaras de Vereadores de Turvo e Alfredo Wagner já aprovaram Moção de Contrariedade, assim como fez a Câmara de São José.