1º Seminário Municipal debate segurança e educação no trânsito em São José

Evento encerrou a programação do Movimento Maio Amarelo reunindo profissionais da área de segurança na sexta-feira (31), na sede do CATI

0
70

A Programação do Movimento Maio Amarelo foi encerrada nesta sexta-feira (31), em São José, com o 1º Seminário Municipal de Trânsito. Com o tema “No trânsito o sentido é a vida”, o evento foi realizado na sede do CATI, reunindo profissionais, autoridades, agentes de segurança e de trânsito municipais, estaduais e federais, para debater temas relacionados à educação e a segurança viária.

O objetivo do evento foi propiciar reflexões e difundir ações relacionadas à educação e segurança no trânsito. “Trata-se de um momento importante de reflexão, em que buscamos contribuir com o desenvolvimento dos profissionais e auxiliar na capacitação dos agentes para que a prestação do serviço à população seja cada vez mais qualificada”, comentou a secretária municipal de Segurança, Andrea Pacheco.

Além da importância da integração das instituições, o comandante da Guarda Municipal de São José, Marcelo Luiz de Souza, ressaltou o caráter inovador do evento e a possibilidade de compartilhar conhecimento entre os profissionais. “É um momento de aprendizado para todos, além de uma oportunidade para debatermos as boas práticas de gestão e as iniciativas criativas que podem levar as instituições a prestarem um trabalho cada vez melhor à comunidade”, destacou o comandante.

Ao logo do dia, o evento promoveu painéis, apresentações teatrais e espaços para depoimentos da vida real.  A educadora Irene Rios abordou o tema: “Métodos e técnicas educativas para a segurança do trânsito”, já o capitão da Polícia Militar Claudio Boing apresentou o painel “Trânsito um assunto que merece respeito: a inversão de valores na sociedade e seu reflexo no trânsito”, e o policial rodoviário federal Luiz Graziano falou sobre o papel da fiscalização e da multa no processo de educação para o transito.

“Acredito que o seminário será uma excelente oportunidade de possibilitar mais conhecimento a todos nós, pois também realizamos ações de conscientização em nossa cidade, e buscar chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade de adotarmos uma postura mais responsável no trânsito dando preferência à vida”, disse o guarda municipal do município de Porto Belo, GM Jailson.

Na oportunidade, a Cia Teatral Trânsito In Cena, que já percorreu alguns estados brasileiros reunindo mais de 450 mil espectadores, apresentou um espetáculo voltado à Educação no Trânsito, meio ambiente e convivência respeitosa para as crianças do CEI Bom Jesus, que foram prestigiar a apresentação durante o evento.

A abertura do 1º Fórum Municipal de Trânsito contou com a presença do secretário da Casa Civil, Lédio Coelho, representando a prefeita Adeliana Dal Pont; da vereadora Méri Hang; da consultora geral de Segurança, Gilmara Vieira Bastos e demais agentes de segurança de outros municípios do estado.

O Movimento Maio Amarelo 2019 foi marcado por ações integradas entre a Guarda Municipal de São José (GMSJ), Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), Agentes de Trânsito de Palhoça, Guarda Municipal de Balneário Camboriú (GMBC) e a Policia Militar de Santa Catarina (PMSC), que promoveram atividades educativas entre apresentações teatrais, blitz, caminhadas, palestras em salas de aula e pistas de trânsito dos municípios parceiros.