Programação do Mês do Meio Ambiente segue até o dia 28 em São José

Está prevista a realização de palestras, rodas de conversas, distribuição de mudas de árvores nativas, entre outras atividades

0
42

Para celebrar o Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Prefeitura de São José está realizando uma programação especial de atividades até o dia 28 de junho. São diversas ações educativas e de conscientização, como palestras, contação de histórias, rodas de conversas, distribuição e plantio de mudas. A iniciativa é da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Na última sexta (7), o Parque Ambiental dos Sabiás, localizado em Forquilhas, foi cenário do projeto Hora do Conto Itinerante, apresentado a 42 alunos do Centro Educacional Infantil (CEI) Vila Formosa. Em meio à natureza, após caminharem pela trilha do parque, as crianças, de 2 à 6 anos, foram surpreendidas pelas personagens TIC e TAC, que são as “Fadas do tempo” das contadoras Vera Lúcia Sabino e Lígia Barreto.

Envolvidas ludicamente com o conto “A libélula e o caracol”, a turma pode refletir sobre a importância do meio ambiente preservado para a melhor qualidade de vida de todos. Segundo as contadoras, a mensagem principal da apresentação é que é necessário voltar a observar, sentir, querer e vivenciar o tempo com um olhar mais sensível para as pequenas coisas, que muitas vezes se tornam invisíveis aos olhares tão apressados.

Ao receber as crianças na Escola do Meio Ambiente, a diretora Cinthya Persike disse estar feliz pela unidade ter sido escolhida para a comemoração, já que o espaço é propício para o entretenimento, para instruir e educar. “A aproximação com a natureza no Parque Ambiental dos Sabiás, que é uma área de preservação com flora e fauna que inspiram o lúdico, contribui para os pequenos aprendam a importância de um lugar como esse”, assinalou a diretora.

Dentro da programação do Mês do Meio Ambiente, os alunos do CEM Santa Terezinha já participaram das palestras “Reciclagem de eletrônicos” e “Importância das árvores para as questões ambientais urbanas e rurais”Uma roda de conversa sobre destinação adequada dos resíduos sólidos no ambiente escolar também foi realizada com os professores do CEM Santa Terezinha. Além disso,foram distribuídas mudas de árvores nativas, no último final de semana, no Parque Ambiental dos Sabiás e na Feira da Freguesia.

Confira a programação do Mês do Meio Ambiente:

15/06 – A contribuição de religiosos para a pesquisa botânica

Local: Jardim Botânico de São José

Público: MFC- Movimento Familiar Cristão e público interessado

Horário: 14h

25/06 – Bem-estar Animal

Palestrantes: profissionais da Diretoria do Bem-Estar Animal

Local: auditório da Escola do Meio Ambiente

Público: alunos do CEM Governador Vilson Kleinubing

Horário: 9h

26/06 – Cana do brejo e seus efeitos fitoterápicos no dia-a-dia

Local/ Jardim Botânico de São José

Público: grupo de idosos do SCI e público interessado

Horário: 14h

27/06 – Distribuição de 250 mudas de árvores nativas

Local: pátio da Prefeitura de São José

Horário: 14h30min

27 de junho – Plantio de hortênsias

Local Jardim Botânico

Hora: 14h

Público : grupo de idosos do SCI

28/06 – Projeto “Reduzir, Reusar, Reciclar, Por quê?

Comissão de Direito Ambiental da OAB São José

Local: CEM Interativo

Horário: 9h45min e às 13h30min