Prefeita Adeliana Dal Pont vistoria obras em andamento no município

A revitalização do Centro Histórico e a pavimentação da Rua Jacob Ferreira de Melo estão avançando em ritmo acelerado

0
Rua Jacob Ferreira de Melo

A prefeita de São José Adeliana Dal Pont vistoriou, na última terça-feira (11), obras nas áreas de infraestrutura, lazer, saúde e educação. Acompanhada dos secretários de Infraestrutura, Milton Bley Junior, e de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Rodrigo de Andrade, a prefeita pode verificar o andamento de obras como a revitalização do Centro Histórico e a pavimentação da Rua Jacob Ferreira de Melo, no bairro Forquilhas, que avançam em ritmo acelerado.

Para a prefeita, é importante acompanhar de perto o andamento das obras para avaliar o andamento dos trabalhos e também conversar com a comunidade. “Estas obras abrangem muitas secretarias da Prefeitura e são importantes para garantir mais qualidade de vida e maior cuidado com a saúde de toda a população josefenses”, destaca Adeliana.

A obra de revitalização do Centro Histórico de São José está em estágio avançado. O calçamento já foi feito em grande parte do entorno da primeira quadra de futebol de grama sintética do Município. A quadra poliesportiva, também já está sendo estruturado, assim como a escadaria de contemplação do mar. Já o trapiche fixo e o trapiche flutuante, com 3,6 metros de largura e cerca de 80 metros de comprimento, estão em fase de acabamento.

“A obra está correndo dentro da normalidade e estamos nos encaminhando para a fase final, que são os detalhes que vão possibilitar à comunidade da região desfrutar de um lugar turístico a partir de agosto”, adianta o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Rodrigo de Andrade.

No local, ainda será construída uma nova praça com áreas de contemplação, piquenique e academia; jardim de acesso ao trapiche e jardim da Câmara Municipal. A revitalização prevê também a construção de um bicicletário, parede de escalada para crianças, assim como um novo mobiliário, paisagismo, revitalização das calçadas e do sistema de iluminação que terá lâmpadas LED. O valor de investimento é de cerca de R$ 2,9 milhões.

“Este espaço revitalizado vai permitir que a comunidade do Centro Histórico e de toda a cidade tenha um local de visitação para o turismo no município, permitindo que os josefenses ocupem mais este espaço público”, ressalta a prefeita Adeliana.

Educação

Na comunidade Santo Saraiva, a prefeita visitou o Centro Educacional Municipal (CEM) Maria Hortência Pereira Furtado. A escola receberá a reforma da quadra poliesportiva, que ganhará cobertura, e dos banheiros para as aulas de educação física. Também está sendo elaborado o projeto para a construção de um muro no entorno da quadra. Na oportunidade, Adeliana conversou com os alunos, em especial com a turma do 6º ano vespertino, sobre a reforma da quadra e lembrou também que a comunidade receberá uma academia ao ar livre.

Saúde

Já no bairro Forquilhas, a obra da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Vila Formosa começa a ser executada. Os pilares para a base da estrutura já estão sendo colocados. A UBS, que terá área total construída de 667,53 metros quadrados, foi projetada para atender a comunidade do Alto Forquilhas e do loteamento Vila Formosa. A unidade contará com sete salas, sala de imunização, sala de inalação coletiva, uma sala de atividades coletivas, farmácia, sala de curativos, coleta e três consultórios odontológicos.

Infraestrutura

Com o objetivo de garantir mais qualidade, conforto e segurança nas vias municipais, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura, vem investindo na pavimentação e na recuperação de ruas importantes para o fluxo de moradores e motoristas em toda a cidade.

Acompanhada pelo secretário de Infraestrutura, Milton Bley Júnior, a prefeita vistoriou as obras de drenagem asfáltica, pavimentação e sinalização que estão sendo realizadas na Rua Jacob Ferreira de Melo, em Forquilhas. A obra na via, que possui 927 metros de extensão, está na fase de colocação da tubulação para a drenagem. O investimento é de cerca de R$ 1,5 milhão.

No bairro Colônia Santana, a servidão Vitorino Schveitze e a Rua Francisco A. Rios estão sendo finalizadas e também receberam novo sistema de drenagem. No bairro Sertão do Maruim, a comunidade receberá nova pavimentação asfáltica de duas servidões na região, além das travessas 1 e 2 da Rua Mathias Schell.  A obra nos bairros está sendo realizada por meio do Programa Pró Transporte de Pavimentação e Infraestrutura.