Vereadores de São José pedem readequação na Zona Azul e falam sobre praça no Ipiranga

Assuntos foram temas na Sessão Ordinária nesta semana

0
Vereador Roinoldo criticou Zona Azul

Após reunião com a Secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito; Andréa Pacheco, e o adjunto Vânio Luiz Dalmarco, sobre a implantação da Zona Azul, o tema ganhou maior evidência durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira, 12, na Câmara Municipal de São José.

Três dos cinco parlamentares falaram sobre o assunto nas suas manifestações em Tribuna, a começar pelo vereador Roinoldo Neckel (DEM). Ele destacou contrariedade ao projeto, além de preocupações com comerciantes e moradores já estabelecidos. “Há prédios que não possuem estacionamento nem vaga de garagem porque lá atrás a legislação não obrigava. Com essa implantação, eles terão que alugar uma garagem ou pagar a Zona Azul”, ressaltou, pedindo que a lei seja modificada para rever esta situação dos moradores de Campinas e Kobrasol.

Da mesma forma, o vereador Edilson Vieira (PSDB) pediu um estudo para adequações. “No plano diretor havia previsão de espaço para estacionamento de 5,5m e hoje no atual projeto da Zona Azul diz que tem que ter 7m, sendo 5,5m de recuo e mais 1,5m de calçada”, explicou, ainda completando. “As empresas foram se estabelecendo com as pessoas transformando suas residências em comércio não ficando com esse recuo que hoje preconiza a Zona Azul”, completou.

Já o vereador Antônio Lemos (MDB) reclamou das placas colocadas sobre calçadas, dificultando a acessibilidade de cegos e cadeirantes. “Faço parte da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e aqui em São José, onde tem calçada, há lixo acumulado e agora tem placas da Zona Azul colocadas em cima da linha tátil dos cegos e rampas de acesso. Exijo respeito a essas pessoas e que o problema seja sanado para que os cegos tenham liberdade de ir e vir e sejam respeitados”, frisou.
Fruto de Indicações parlamentares, praça será revitalizada no Ipiranga
Ainda na Sessão Ordinária, os vereadores Valdenir da Cunha (PHS) e Nardi Arruda (PSD) falaram sobre reunião com a prefeita visando a revitalização de praça na rua Francisco Nappi, no bairro Ipiranga.

“A resposta positiva do Executivo saiu após indicações de diversos vereadores. Assim, a comunidade agradece”, disse Valdenir, tendo fala complementada por Nardi Arruda. “O trabalho do Legislativo é isso: coletar as informações, as necessidades da população e levá-las ao Executivo”, salientou, explicando projeto a ser desenvolvido no local. “Há um problema na questão do alagamento das ruas Francisco Nappi e Valdemar Francisco da Silva, pois de baixo passa a galeria do rio da Palha. O que vai acontecer com essas obras, é a construção da primeira bacia de retenção de águas pluviais em São José, ficando sob a quadra poliesportiva uma grande cisterna”, destacou.

Por fim, a vereadora Cristina de Sousa (PRB), já em Explicações Pessoais, relatou a aula inaugural da capacitação em Libras da Polícia Militar de Santa Catarina realizada na última terça-feira, 11.
A próxima Sessão Ordinária acontece na segunda-feira, 17, a partir das 16h.