Prefeitura dá início a programa de prevenção e solução de conflitos em São José

Servidores efetivos serão capacitados para atuar nos Círculos de Construção de Paz que serão construídos por meio da Justiça Restaurativa

0

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito, está dando início ao programa de prevenção e solução de conflito por meio da implementação da Justiça e Práticas Restaurativas. Trata-se da adoção de medidas voltadas a solucionar situações de conflito e/ou violência, por meio do diálogo entre as partes envolvidas visando à construção da cultura da paz no município.

Para dar início a este trabalho, a Prefeitura vai capacitar um grupo de servidores efetivos que, depois de formados, poderão atuar nos Círculos de Construção de Paz nas diversas regiões da cidade. A capacitação se dará em parceria com a Escola Superior em Magistratura (Ajuris) por meio do Curso “Facilitador em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz não Conflitivos”, que acontecerá de segunda a quarta (17 a 19), no auditório do Colégio Maria Luiza de Melo, no bairro Kobrasol.

“A partir da formação dos servidores poderemos desenvolver políticas públicas de pacificação baseada na Justiça Restaurativa e colaborar para que tenhamos uma sociedade mais pacífica em São José”, explica a secretária de Segurança, Andréa Pacheco, ao lembrar que a ideia é trabalhar com a resolução de conflitos por meio do diálogo e, principalmente, fortalecer relacionamentos saudáveis e pacíficos nas comunidades.

O curso será ministrado pela facilitadora da Ajuris, Rafaela Duso, para servidores efetivos das secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde, Segurança e Fundação Municipal Educacional de São José. No mês de julho o processo de capacitação dos servidores terá sequência com o professor Marcelo Pelizzoli, que ministrará a palestra: “Bases e Método da Comunicação Não Violenta para uma Cultura de Paz”, nos dias 3, 4 e 5 de julho.

Em funcionamento no Brasil há cerca de 10 anos, a Justiça Restaurativa é uma técnica de solução de conflitos que prima pela criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores. Já a Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, comportamentos e modos de vida que rejeitam a violência e previnem os conflitos, atacando suas causas para resolver os problemas por meio do diálogo e negociação entre indivíduos, grupos e nações.

Conflitos, disputas e crimes que costumeiramente aportam na esfera judicial têm sido solucionados de forma pacífica com práticas baseadas em estratégias de diálogo. Desta forma, a ideia é levar tais práticas para o âmbito escolar, da Assistência Social, da Saúde e da Segurança em São José envolvendo membros do Conselho Tutelar, Judiciário, escola, familiares e toda a comunidade na construção e promoção da cultura da paz no Município.

Serviço

O quê: Curso “Facilitador em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz não Conflitivos”.

Quando: dia 17/06 (das 18h às 22h) e dias 18 e 19/06 (das 8h às 12h e das 13h30 às 18h).

Onde:
 auditório do Colégio Maria Luiza de Melo, Rua José Ferminio Novaes, no bairro Kobrasol