Banda Mirim faz apresentação gratuita do musical FESTA, em Florianópolis

Com 15 anos de história o premiado grupo de São Paulo promove também oficina e encontro com artistas, músicos e produtores culturais na Capital

0
7

Pela quarta vez consecutiva, a Banda Mirim foi selecionada pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura para realizar uma circulação nacional. O premiado grupo de São Paulo, com 15 anos de história vai apresentar o musical FESTA no Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória e em Florianópolis. A apresentação na Capital Catarinense é no dia 06 de julho, com entrada gratuita e faz parte da programação da 18ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O musical terá audiodescrição e intérprete de LIBRAS.

O espetáculo para toda a família feito com muita música e performances arrebatadoras poderá ser conferido pelo público em geral no Teatro Governador Pedro Ivo, a partir das 16h do sábado, dia 06. A retirada dos ingressos será na bilheteria do teatro, uma hora antes do início da apresentação.

O rico universo de FESTA será apresentado também com exclusividade para os alunos das escolas públicas da cidade em sessão gratuita marcada para acontecer no dia 05 de julho, sexta-feira, às 14h30, também no Teatro Pedro Ivo.  O agendamento de escolas participantes poderá ser feito pelo e-mail analuciafz@gmail.com.

Além das apresentações no palco, os integrantes da Banda Mirim participam de uma oficina gratuita sobre Práticas Criativas para arte-educadores, estudantes de artes cênicas, música, iniciados e interessados no universo pedagógico infantil. A mesma acontece no dia 04 de julho, a partir das 15h, no Espaço I da UDESC/Ceart. Ainda na quinta-feira, a partir das 19h, será promovido, também na UDESC, um encontro com artistas, músicos e produtores culturais para trocar experiências e debater novos caminhos do teatro infantil no Brasil. Os interessados em participar dos eventos devem se inscrever até o dia 30 de junho pelo e-mail bbandamirim@gmail.com.

Outras ações do grupo são doação de CDs, livros e revistas da Banda Mirim às escolas públicas, instituições, associações comunitárias, grupos de teatro, artistas participantes dos encontros, músicos e entidades envolvidas nas cidades visitadas.

E tudo isso por conta do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, que é uma seleção pública com objetivo de contemplar projetos de circulação de espetáculos teatrais não inéditos, em parceria do Ministério da Cultura. No último edital foram investidos R$ 15 milhões e escolhidos 57 espetáculos, representantes de todas as regiões do país, com apresentações em todos os estados.

O musical

Oitavo musical da Banda Mirim, FESTA estreou em 2014, na ocasião da comemoração dos 10 anos da trupe, quando esta ganhou o Prêmio APCA – Categoria Teatro Infantil – Grande Prêmio da Crítica pela sua trajetória e o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura na Categoria Arte para Crianças.

Sob direção e dramaturgia de Marcelo Romagnoli, tem luz e cenografia de Marisa Bentivegna, figurino de Fabio Namatame e em cena estão Claudia Missura, Alexandre Faria, Tata Fernandes, Simone Julian, Nina Blauth, Lelena Anhaia, Olívio Filho, Nô Stopa e Edu Mantovani.

Realizado com apoio da Prefeitura de São Paulo e do Sesc-SP, o espetáculo inova na linguagem ao propor uma narrativa não-convencional, sem falas.

Simbolizando os vários ritos de passagem na vida de uma criança, a história acompanha alguns aniversários da personagem Margarida. O tempo passa durante a festa e a menina cresce, vira adolescente, adulta e depois uma velhinha. A sequência de aniversários pretende celebrar com a plateia os impactos, as aventuras, as alegrias e as transformações da passagem do Tempo, atingindo assim não só o público infantil, mas todas as idades.

“Nosso desafio foi criar um espetáculo acessível e inusitado, sem palavras, buscando formas de expressividade no humor e no trabalho corporal, criando personagens bem delineados por uma dramaturgia interna, de emoções, gestos, ações e formas. As canções, compostas com o intuito de darem suporte a esta dramaturgia, surgem como elementos essenciais para o entendimento da trama”, explica o diretor.

As 13 músicas, executadas ao vivo, alternam composições inéditas, originais e músicas de espetáculos anteriores do grupo e assumem a função de narrar a história, mostrando que a infância nunca nos abandona, não interessa a idade.

Os figurinos são cheios de detalhes e graça e junto com o grande bolo giratório do cenário, ajudam a marcar a passagem do tempo, criando simbologias eficientes que envolvem totalmente a plateia.

Comemorando a vida, o encontro e o tempo, a peça vai além do entretenimento, cativando crianças e acessando as memórias afetivas dos adultos de forma poética e lúdica, reforçando o papel essencial do teatro para a formação emocional do cidadão.

Sobre a Banda Mirim

Especialista em criar espetáculos que mesclam teatro, música e circo para crianças e jovens, a Banda Mirim completa 15 anos de trajetória em outubro de 2019 e contabiliza cerca de 200 mil espectadores, quatro CDs, três livros, cinco DVDs, três especiais para televisão, duas revistas, uma série em jornal e algumas Mostras de Repertório.

Com destaque no cenário nacional com seus espetáculos para toda a família – além das atividades formativas e extensa produção de material artístico – seu repertório vivo conta com os musicais “Felizardo” (2004); “O Menino Teresa” (2007); “Sapecado” (2008); “Espoleta” (2010); “Rádio Show” (2011); “A Criança Mais Velha do Mundo” (2011), “O Fantasma do Som” (2013), “Festa” (2014) e “Buda” (2017).

Recebeu 28 importantes prêmios do setor, diversas indicações e foi contemplada em editais municipais, estaduais e federais, participando dos mais significativos Festivais e eventos culturais do Brasil com excelentes críticas em apresentações concorridas.

Ao completar 10 anos, foi eleita pela Associação Paulista de Críticos de Arte com o Grande Prêmio da Crítica – APCA 2014, conquistou o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura na Categoria Arte para Crianças e foi finalista ao 26º Prêmio da Música Brasileira com os CDs Primeira Cartilha e Segunda Cartilha.

Site oficial: www.bandamirim.com

Serviço:

Musical Infantil FESTA

Data: 06 de julho, sábado, às 16h

Local:  Teatro Governador Pedro Ivo Campos (Rodovia SC-401, km 15, Nº 4600 – Bairro Saco Grande)

ENTRADA FRANCA: Retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes do início da apresentação

Apresentações com Intérprete de LIBRAS e Audiodescrição

Classificação Indicativa: Livre

Gênero: Musical

Duração: 55 minutos

Sessão especial (alunos das escolas públicas e particulares mediante agendamento pelo email analuciafz@gmail.com): 05 de julho, sexta-feira, às 14h30

Oficina – PRÁTICAS DE CRIAÇÃO DA BANDA MIRIM

Data: 04 de julho, quinta-feira, às 15h

Local: UDESC/CEART (Espaço I) – Av. Madre Benvenuta, 1907 – Itacorubi

ENTRADA FRANCA: Inscrição até 30/06 pelo e-mail bbandamirim@gmail.com

Público-alvo: Arte-educadores, estudantes de artes cênicas, música, iniciados e interessados no universo pedagógico infantil

Duração: 180 minutos

Encontro Artístico – DESAFIOS DO TEATRO E DA MÚSICA PARA CRIANÇAS E JOVENS

Data: 04 de julho, quinta-feira, às 19h

Local: UDESC/CEART (Espaço I) – Av. Madre Benvenuta, 1907 – Itacorubi

ENTRADA FRANCA: Inscrição até 30/06 pelo e-mail bbandamirim@gmail.com

Público-alvo: Grupos de teatro, músicos, artistas e agentes locais dedicados às artes para crianças e jovens

Duração: 180 minutos

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome