Escola de Florianópolis sedia evento paralímpico com atletas profissionais

A iniciativa ocorrerá na próxima terça-feira, dia 2 de julho, às 13h15, na José Amaro Cordeiro

0
107
A equipe de handebol de cadeira de rodas da Associação Catarinense de Esportes Adaptados (ACESA)/UFSC se apresentará na abertura do evento.

A Escola Básica Municipal de Florianópolis José Amaro Cordeiro, situada no Morro das Pedras, sediará um evento em homenagem ao Dia Paralímpico Escolar, nesta terça-feira, 2 de julho, às 13h15 na Rodovia Seu Chico Francisco Thomaz dos Santos, nº 1691.

Cerca de 300 estudantes do ensino fundamental participarão de atividades esportivas desenvolvidas por paratletas profissionais, professores do estabelecimento de ensino e acadêmicos de graduação de Educação Física, da 5ª fase, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. O projeto é uma parceira entre a Escola e a Universidade.

O objetivo é que as crianças e adolescentes possam perceber as diversas possibilidades que o ser humano tem.

Serão ofertados basquete e handebol de cadeira de rodas, vôlei sentado, futebol de cinco, bocha olímpica, atletismo paralímpico (arremessos e lançamentos) e corrida guiada. Além disso, terá golbol no tatame, esporte praticado por atletas que possuem deficiência visual, onde o jogador arremessa uma bola com as mãos no gol do adversário.

“O evento contribuirá com a diminuição de barreiras que existem para o processo de inclusão social”, explica Bruna Seron, professora do curso de graduação em educação física da UFSC.

Também haverá a apresentação da equipe de handebol de cadeira de rodas da Associação Catarinense de Esportes Adaptados/UFSC, que representa a modalidade em Florianópolis.

Como surgiu

O professor de educação física da Escola, Marcelo dos Santos Nogueira, articulador e precursor do projeto no estabelecimento de ensino, teve a ideia a partir de uma oficina realizada pela professora Bruna, sobre educação física inclusiva.

“O projeto nos proporciona ensinar aos estudantes o respeito às diferenças através do conhecimento de atletas e vivência. Seria interessante realizar atividades como essa em mais unidades educativas da Prefeitura Municipal de Florianópolis”, comenta Marcelo.

O secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira afirma que é fundamental que todos valorizem e reconheçam as habilidades e potencialidades dos sujeitos com deficiência. “As atividades propostas na unidade escolar desenvolvem a cooperação, superação e o respeito. É um aprendizado das relações interpessoais para a vida toda”, completa.

Atletas que estão na Unidade Escolar

– Elias Renã Maletz – Handebol em cadeira de rosa
– Leandro Oliveira – Goalball
– Tarso Germany – Futebol de cinco
– Naiara Godinho – Bocha paralímpica
– Rafael da Luz – Basquetebol em cadeira de rosa
– Antonio Lima Salazar – Vôlei sentado
– Marco Laurindo – Corrida guiada
– Geraldo Luiz Rodrigues – Arremesso e lançamentos
– Isaac Lorenzo de Jesus – Natação

Serviço

O que: Atividades paralímpicas para estudantes do ensino fundamental
Quando: Terça-feira, 2 de julho
Horário: 13h15
Local: Escola Básica Municipal de Florianópolis José Amaro Cordeiro
Endereço: Rodovia Seu Chico Francisco Thomaz dos Santos, nº 1691, Morro das Pedras