10º Batalhão de Bombeiros Militar celebra 20 anos de atuação em São José

O evento contou com a presença da prefeita Adeliana Dal Pont

0
46

O 10º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de São José, localizado no bairro Praia Comprida, celebrou o aniversário de 20 anos de atuação em São José e região na última terça-feira (2). O evento, que marcou também o Dia Nacional do Bombeiro, contou com a condecoração de combatentes comunitários, homenagem de passagem para a reserva remunerada e a entrega do título Amigo do Bombeiro.

“Celebrar o aniversário de 20 anos de criação da corporação é uma imensa alegria, sendo um momento de prestigiar os bombeiros na data em que se comemora o serviço que a instituição presta por meio de seus militares. O Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais respeitadas pelos catarinenses. A Prefeitura de São José e os Bombeiros Militar são grandes parceiros, sendo o batalhão importante para a prevenção e proteção para todos os josefenses”, destacou a prefeita Adeliana Dal Pont. A prefeita aproveitou a oportunidade para anunciar que, em breve, a corporação receberá um novo caminhão para ampliar o atendimento na região.

O evento foi marcado pela entrega do título Amigo do Bombeiro, que destaca pessoas físicas e jurídicas que, com o passar dos anos, vem demonstrando apreço e amizade pela instituição, colaborando e auxiliando nos objetivos da corporação. Receberam o título o prefeito de São Pedro de Alcântara, Ernei José Stahelin, e a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, Andréa Pacheco.

“É uma grande honra receber este título, pois marca o apoio irrestrito que vem sendo trabalhado com o Corpo de Bombeiros durante os sete anos que estou à frente da Secretaria de Segurança. Com isso, já adquirimos uma grande parceria com o efetivo, ampliando e garantindo qualidade ao atendimento realizado pela corporação”, pontuou a secretária Andréa Pacheco.

“Satisfação participar desta solenidade de valorização aos bombeiros ativos e da reserva, aos amigos do bombeiro, que continuem, através de seus atos, sendo exemplo para todos. O 10º BBM de São José possui uma equipe sempre pronta para atuar, com homens e mulheres comprometidos em levar os serviços do Corpo de Bombeiros à sociedade”, assinalou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Charles Alexandre Vieira.

O ato da entrega de medalhas foi realizado por categorias, ressaltando os serviços relevantes prestados nas atividades dos bombeiros, por meio do alto grau de profissionalismo e elevado senso de responsabilidade. Houve também a homenagem de passagem para a reserva remunerada, que contou com o último banho dos militares que se despediram de colegas do 10º BBM.

A solenidade contou ainda com a presença do secretário Casa Civil, Lédio Coelho; do comandante do 10º BBM, tenente coronel Christiano Cardoso; do capitão do 7º Batalhão da Polícia Militar de São José, Cláudio Böing; da secretária de Administração e Finanças do Município de Rancho Queimado, Kety Kayser; do deputado estadual Onir Mocellin; do presidente da Câmara Municipal de São José, Michel Schlemper, e dos vereadores Caê Martins, Cristina de Sousa, Gilmara Bastos e Orvino Coelho de Ávila.

História

No final dos anos 90, o município de São José e região eram atendidos pela estrutura dos Bombeiros Militar existente em Florianópolis. Em 2 de julho de 1999, foi criada uma estrutura para a corporação, sendo subordinada ao comando na Capital. Após 10 anos de atuação, com o crescimento social e econômico da Grande Florianópolis, a corporação foi promovida a batalhão.

Nos primeiros anos de atuação em São José, a unidade contava com 18 bombeiros militares. Atualmente, o 10º Batalhão de Bombeiros Militar de São José conta com seis quartéis operacionais e administrativos e um efetivo de 145 militares para atender os moradores de São José e região.