Defesa Civil de São José desenvolve projeto piloto de prevenção com idosos

O objetivo é formar multiplicadores de boas práticas em situações de emergência

0
11

A Defesa Civil de São José está iniciando a realização de um projeto piloto com foco na terceira idade. Uma equipe esteve presente no Centro Comunitário do Zanellato, na tarde da última quarta-feira (3), para apresentar a proposta voltada à prevenção de situações de emergência. Com o intuito de formar multiplicadores de boas práticas, o encontro permitiu solucionar dúvidas e prestar orientações de como agir em casos de desastres naturais.

O projeto “Idoso: saiba como agir” faz parte das ações da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e, em São José, está sendo desenvolvido pelo Setor de Serviço Social da Defesa Civil Municipal com a parceria do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas, do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Zanellato, vinculados à Secretaria de Assistência Social; e da Legião da Boa Vontade (LBV).

“A iniciativa surgiu do interesse na prevenção diante do tempo de resposta para algumas situações de desastres como inundação, enchente, deslizamento e vendaval. Decidimos trabalhar com os idosos pela experiência e pelas dificuldades de mobilidade desta população”, explica a assistente social da Defesa Civil, Cíntia Sales.

Para apresentar o assunto ao grupo, foi utilizado um vídeo sobre desastres e as consequências devastadoras nas cidades. O diretor da Defesa Civil Municipal, Telson Ronei do Nascimento, ficou responsável por conversar com os idosos e apresentar os serviços prestados à sociedade. “Pretendemos levar para os demais bairros do município essa conscientização, para criarmos uma cultura de cuidados para prevenir situações que coloquem em risco a população”, ressalta Telson.

A roda de conversa proporcionou aos idosos sanar dúvidas a respeito do atendimento da Defesa Civil e relatar situações que já vivenciaram no dia a dia. Lindamir Maria Nunes, 66 anos, moradora do Loteamento Araucária e que participa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas, gostou da iniciativa e aprendeu dicas valiosas. “Foi muito bom, pois aprendi bastante sobre desmoronamento, enchentes e raios. Saber como nos cuidar nessas situações é importante. Vou passar tudo que aprendi para toda minha família”, conta Lindamir.

A Defesa Civil de São José está localizada no segundo andar da Prefeitura Municipal na Avenida Acioni Souza Filho, 403. Em situações de emergência, basta entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199, Guarda Municipal pelo telefone 153, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome