Florianópolis recebe Jiu-Jitsu Paradesportivo neste sábado (13)

Florianópolis recebe neste sábado, 13, o 1º Brasileiro de Jiu-Jitsu Paradesportivo. As atividades ocorrerão no Hotel Canasvieiras Internacional

0
65

Florianópolis recebe neste sábado, 13, o 1º Brasileiro de Jiu-Jitsu Paradesportivo. Um conjunto de ações, como seminário e jantar, está sendo realizado para a chegada de atletas e autoridades. Estarão presentes 117 competidores em Canasvieiras, representando todos os estados brasileiros, além de três angolanos e uma argentina.

O presidente da Fesporte, Rui Godinho, deus as boas-vindas aos participantes e destacou a importância do evento para Santa Catarina. “Poder sediar um evento que já nasce com essa magnitude é bastante importante, principalmente porque tem forte caráter inclusivo, vindo ao encontro de um dos principais focos da nossa gestão”, destacou Godinho.

Esta  sexta-feira, 12, foi reservada para a classificação funcional dos atletas e congresso técnico, que vai até as 17h. É pela classificação funcional que se definem o grau de deficiência de cada atleta, relacionando-o a uma classe da qual farão parte seus adversários.

No congresso técnico são definidos os confrontos entre eles e a respectiva ordem de lutas e horários. As atividades ocorrerão no Hotel Canasvieiras Internacional.

No mesmo local, ocorrerão as competições, no sábado, 13, das 11h às 19h. Dentre as 18 classes envolvendo as deficiências física, intelectual e visual, a organização do evento prevê cerca de 30 a 35 categorias, número este que será definido a partir da classificação funcional.

Já na quinta-feira, 11, o presidente da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo, Elcyrlei Luz da Silva, ministrou um seminário no auditório da Fesporte, para  preparar árbitros e profissionais de academias a receber atletas com deficiência, considerando adaptações do espaço físico e a parte técnica em lidar com os 18 tipos de deficiência. Representantes de diversas entidades de Santa Catarina e de outros estados estiveram presentes.

A organização e a realização do evento têm a parceria do Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP), Prefeitura de Florianópolis e Sumus.