Santa Catarina recebe 116 ônibus escolares via emendas dos deputados federais

Solenidade de entrega aconteceu nesta segunda-feira (15), em Florianópolis, com a presença dos ministros Abraham Weintraub (Educação) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil)

0
152

Os ministros da Educação, Abraham Weintraub, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, estiveram em Florianópolis nesta segunda-feira (15) para a cerimônia de entrega de 116 ônibus escolares para 93 municípios catarinenses. No total, foram investidos R$ 22 milhões com recursos de emenda parlamentar coletiva da bancada catarinense em Brasília referentes a 2017. Dos 166 veículos, 74 já estão sendo encaminhados aos municípios beneficiados e os outros 42 aguardam processo burocrático de emplacamento e documentação, mas devem ser entregues até o final de julho.

Durante a cerimônia, Lorenzoni disse que a educação é uma prioridade do governo Bolsonaro e citou exemplos de países que investiram na área e tiveram resultados muito positivos, como Coreia do Sul e Taiwan. Aproveitou para dizer que o Brasil retomou a esperança e que ela tem cor: verde e amarelo. “Chegamos bem na pontinha do abismo com aqueles que nos antecederam”, disse.

Weintraub foi na mesma linha. O ministro da Educação agradeceu os catarinenses por terem votado em peso em Jair Bolsonaro e terem permitido que aquele projeto fosse o vencedor. “Não vejo pessoas que atrapalham o Brasil saírem de Santa Catarina. É graças a vocês que nós vamos mudar o país”, afirmou.

Ministro Onyx
Deputado Peninha 

O deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB), coordenador da Frente Parlamentar Catarinense, falou pelos deputados e senadores. Citou o nome de cada um que esteve na bancada na legislatura passada e que escolheram pelo investimento em educação. Além disso, agradeceu o empenho de Onyx Lorenzoni pela reforma da Previdência e disse que o ministro foi o principal protagonista da sua aprovação.

Além dele, também estiveram presentes os deputados federais Hélio Costa (PRB), Coronel Armando (PSL), Celso Maldaner (MDB), Daniel Freitas (PSL), Geovânia de Sá (PSDB), e o ex-deputado João Rodrigues (PSD), além do governador do Estado Carlos Moisés da Siva.

Os veículos vão beneficiar estudantes da rede pública de ensino. Segundo o governo do Estado, com as novas unidades há uma renovação de 46% da frota. Cada ônibus possui 29 lugares com assento acessível e custou R$ 189,9 mil.

O governo federal pretende viabilizar a entrega de mais 589 veículos ao longo do ano para todo o país. Com as unidades entregues em Santa Catarina, já foram repassados 372 veículos. O total para 2019 é de 961.