Sebrae/SC estimula o acesso de micro e pequenos negócios ao mercado internacional

Circuito de Internacionalização reúne palestrantes em nove cidades catarinenses. Na Grande Florianópolis, será no dia 1º de agosto, em São José

0
36

Com o objetivo de intensificar a entrada de micro e pequenas empresas no comércio exterior, o Sebrae/SC promove uma série de eventos para estimular os empresários a iniciar as relações internacionais. Para isso, o Circuito de Internacionalização oferece palestras gratuitas com convidados do Sebrae, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e do Banco do Brasil. Os eventos serão realizados entre julho e outubro em Chapecó, São José, Joinville, Blumenau, Tubarão, Itajaí, São Miguel do Oeste, Lages e Caçador. Além disso, em todas as gerências regionais onde serão realizados os eventos, a equipe do Sebrae/SC irá prestar consultoria gratuita aos empresários que tenham interesse em iniciar o processo de internacionalização das suas empresas. Em São José, o Circuito ocorre no dia 1º de agosto na Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (AEMFLO), as inscrições podem ser feitas no link http://sebrae.sc/circuitosaojose.

No Circuito de Internacionalização, pequenos empresários poderão fortalecer seus negócios e desmistificar a entrada no mercado estrangeiro. O evento traz assuntos como exportações, importações, inteligência de mercado, fontes de financiamento, formas de pagamento, seguro de crédito e promoção comercial no exterior. “Se abrir para o mercado internacional é de extrema relevância para a economia do Estado e inovação dos pequenos negócios. O Circuito pretende fortalecer isso, incentivando empresários e facilitando o processo de internacionalização”, explica o Gerente da Unidade de Atendimento Presencial do Sebrae/SC, Douglas Luis Três. O empresário do setor madeireiro, Alexsandro Barbosa, já havia participado de cursos de qualificação do Sebrae e se viu preparado para o mercado internacional. “Era algo que a gente sempre ouvia mas não entendia, com as consultorias conseguimos entender a parte de exportação, importação, tramites, legislação, seguro… Agora estamos em negociações em busca da primeira venda que com certeza vai alavancar toda a região.”

Nos últimos anos, a participação de micro e pequenos negócios catarinenses em operações internacionais vêm crescendo. Em 2017, as microempresas representavam 5,42% e as pequenas 18,07%, no ano seguinte os números passaram para 5,49% e 23,60%, respectivamente. Além disso, a participação de Micro Empreendedores Individuais (MEI) passou de 1,21% para 2,50%, segundo a Análise de Comércio Internacional Catarinense de 2017 e 2018, da FIESC. MEIs e micro e pequenas empresas interessadas em ampliar seus negócios podem se inscrever para participar do Programa de Internacionalização de Pequenos Negócios do Sebrae/SC durante o Circuito, que acontece nas seguintes datas:

30 de julho – Chapecó

01 de agosto – São José

06 de agosto – Joinville

07 de agosto – Blumenau

26 de agosto – Tubarão

10 de setembro – Itajaí

03 de outubro – Caçador

16 de outubro – Lages

17 de outubro – São Miguel do Oeste

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome