Prefeito em exercício de São José acompanha atividades com os idosos no CATI

Neri Amaral visitou o local na manhã desta quarta-feira (31) para prestigiar o trabalho da equipe e conversar com os idosos

0
41

O prefeito em exercício Neri Amaral aproveitou a manhã desta quarta-feira (31) para visitar o Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), na Beira-Mar de São José, e acompanhar o trabalho desenvolvido pela equipe com os idosos do município. Na oportunidade, Neri pode conferir de perto o andamento de algumas atividades e oficinas, além de conversar com as pessoas atendidas no local.

“Os idosos já deram sua contribuição para o desenvolvimento da nossa cidade. Por isso, proporcionar serviços que os acolham com carinho e respeito, possibilitando que eles tenham cada vez mais qualidade de vida, é um dos compromissos que temos com público da terceira idade do nosso município”, comenta o prefeito em exercício.

Em São José, o cuidado e atenção com o idoso é uma das prioridades da gestão da prefeita Adeliana Dal Pont. Somente no CATI são atendidos atualmente mais de mil idosos. O espaço totalmente dedicado à terceira idade é mantido pela Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e considerado um serviço de referência no estado.

“O CATI tem proporcionado cada vez mais saúde, integração e lazer aos idosos da nossa cidade. As atividades e serviços oferecidos neste espaço têm auxiliado na prevenção de doenças, como depressão, e os ajudado a evitar sentimentos como a solidão e o isolamento, permitindo que eles passem a olhar a vida com mais alegria, façam amizades e sintam-se inseridos na sociedade”, observa a secretária de Assistência Social, Rose Bartucheski.

O CATI oferece oficinas de atividades físicas como ginástica, hidroginástica e pilates, e também, oficinas socioeducativas como aulas de canto, dança e informática para os idosos previamente inscritos nos editais de vagas abertos todos os anos pelo Município.

“Aqui no CATI, os idosos descobrem novas habilidades, realizam atividades que sempre tiveram vontade e têm a oportunidade de vivenciar novas experiências mesmo na terceira idade. É um espaço que tem dado novo direcionamento para a vida de muitos idosos do nosso município”, lembra a supervisora geral do CATI, Vanessa Silva Machado.

Ao longo do ano, o CATI também recebe cerca de 50 grupos de idosos da cidade, que participam dos encontros e eventos temáticos organizados pela equipe, para estimular a convivência e sociabilidade destes cidadãos que vivem a terceira idade em São José.