Ceart Aberto à Comunidade tem edição temática da cultura japonesa em 10 de agosto na Udesc

Com mais de 30 atividades gratuitas, a edição especial Bon Odori – Pela Vida, pela Paz, Hiroshima Nunca Mais! reunirá uma programação para adultos e crianças no campus do Itacorubi, em Florianópolis

0
22
Grupo Shimadaiko realiza no evento apresentação e oficina de taiko, tambor japonês. Foto: Laís Mose

A cultura japonesa será tema da próxima edição do evento “Ceart Aberto à Comunidade”, em 10 de agosto, sábado, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Com mais de 30 atividades gratuitas, a edição especial Bon Odori – Pela Vida, pela Paz, Hiroshima Nunca Mais! reunirá uma programação para adultos e crianças no campus do Itacorubi, em Florianópolis.

Entre as atividades, palestra sobre o significado das estampas dos quimonos e diversas oficinas temáticas (shuji– caligrafia japonesa; ikebana – arranjos florais; taiko – tambores japoneses; furoshiki – embrulho japonês; bordados sashiko e borocomo; formas de vestir quimono; encadernação manual e costura japonesa; respiração e equilíbrio mente-corpo).

Haverá um espaço zen especialmente montado no deck da Udesc Ceart com aplicação de quick massagem e reiki. E nesta edição do evento, o Espaço Criança desenvolverá atividades lúdicas relacionadas à cultura japonesa – oficina de origami, confecção de esculturas em papel e oficina de mangá.

Cerimônia zen budista, cerimônia do chá e outras atividades artísticas também integram a programação, como apresentação musical de taiko, escrita de nomes em japonês, apresentação de dança Bon Odori e apresentações teatrais. Exposições, feiras de culinária, arte, moda e artesanato da cultura japonesa completam a programação do evento.

Confira o cartaz com a programação completa. e no site da Udesc Ceart a sinopse completa de cada atividade. O evento ocorre no último sábado de cada mês e é organizado pelo programa de extensão Ceart Vivo!, coordenado pela Direção de Extensão da Udesc Ceart. Esta edição conta com realização conjunta do grupo Nipocultura e apoio da Fundação Japão em São Paulo.

Bon Odori – Pela Vida, pela Paz, Hiroshima Nunca Mais!

Bon Odori (em japonês: em japonês O-bon [お盆] ou simplesmente Bon [盆]) é um festival que ocorre anualmente durante o verão, sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite. O Bon Odori é um festival de tradição budista que tem as suas origens na China e no qual celebram-se as almas dos antepassados com danças em grupo e levando-se lanternas acesas saudosamente lembrando da sabedoria dos antepassados.

Apesar de análogo ao dia dos finados, durante o Bon são tocadas músicas tradicionais alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade, gratidão e participação geral. Muitas famílias aproveitam a oportunidade para se reencontrarem durante o Bon, voltando das grandes cidades aos seus lugares de origem.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome