Ceart aberto à Comunidade realiza edição celebrando a Cultura Japonesa no Brasil

0
43
Ceart da Udesc exibindo a Arte do Kimono Japonês na manhã deste sábado (10) [Darilson Barbosa / Informe Floripa]

O Ceart Aberto à Comunidade, um projeto de extensão realizado no segundo sábado de cada mês, pelo Centro de Artes da Udesc, localizado ao lado do prédio da Reitoria, no campus I da Udesc no bairro Itacorubi, no município de Florianópolis está realizou neste sábado (10), uma edição celebrando a Cultura Japonesa no Brasil, intitulada Bon Odori – Pela Vida, pela paz, Hiroshima Nunca Mais!, com atrações nas áreas de Arte e Cultura.

A japonesa Chizuru Shizuku, professora de Moda, realizou a palestra de abertura do evento, falando sobre Moda. “Não houveram muitas mudanças costura dos kimonos nestes últimos 400 anos. O kimono é uma arte milenar e representa muito a cultura japonesa. Os artesanatos, brasões, símbolos e vestuários japoneses tem muitos significados. A cultura japonesa está centrada na essência do indivíduo numa perspectiva social coletiva”. 

O evento realizou neste sábado um leque de ações gastronômicas, entre elas oficina sobre Alimentos Orgânicos e seu significado alimentar e oficina de Artes Gráficas no campo da costura manual e encadernação. Outras oficinas foram realizadas neste sábado (10), como arranjos florais (ikebana), bordado japonês (sashiko), caligrafia japonesa (shuji),  forma certa de vestir os kimonos japoneses (borocomo) e tambores japoneses (furoshiki). 

O Ceart Aberto à Comunidade — Japão no Brasil também disponibilizou um espaço para renovação da espiritualidade e relaxamento mental e corporal, no deck do Ceart, com sessões de quick massage e reiki. Serão realizadas outras oficinas culturais como confecção de esculturas em papel (origami) e oficinas de desenho japonês (mangá). No pátio do Centro de Artes foi realizada feira com artes, artesanato, culinária e gastronomia.

Os organizadores comentam que o Bon Odori é um festival com raízes budistas realizado anualmente no verão japonês, que visa celebrar as pessoas e a espiritualidade. O Ceart da Udesc organizou em agosto de 2018 um evento comemorando aquela época os 110 anos do início da imigração japonesa no Brasil, data celebrada no dia 18 de junho. No ano de  2019 celebrou-se os 111 anos do início do movimento migratório japonês ao Brasil.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome