Feira da Freguesia celebra 5 anos com edição especial no domingo (11)

O evento cultural chega a sua 55ª edição com programação das 11h às 19h, para festejar também o Dia dos Pais

0
132

A Feira da Freguesia vai celebrar o aniversário de 5 anos neste domingo (11) com uma programação especial, das 11h às 19h, para também festejar o Dia dos Pais no Centro Histórico de São José. O evento cultural, já consolidado na cidade, é realizado pela Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo.

A Feira chega a sua 55ª edição em clima de festa, com muitas atrações musicais, artísticas, culturais e gastronômicas para toda a comunidade. A primeira edição do evento foi realizada em agosto de 2014 e se tornou tradição na cidade levando moradores e visitantes para curtir uma programação cultural diferenciada no Centro Histórico todo o segundo domingo do mês.

“Após esses cinco anos, sentimos uma alegria imensa em festejar junto com a comunidade mais uma edição da Feira da Freguesia, um evento que, além de retomar o Centro Histórico como um espaço importante de convívio para as famílias, tem também um papel fundamental para a preservação das tradições folclóricas e a valorização das manifestações artísticas da nossa cidade, além de ser um espaço para os produtores locais”, diz a prefeita Adeliana Dal Pont.

A partir das 11h, no Museu Histórico Municipal, o público poderá conferir a Exposição AudioGuias – Experiências de Visitas para Todos e a Exposição Peninha “Um Boitata em Dois Tempos” – Fotografias de Biah Schmidt. Já na Casa da Municipalidade, a diversão fica por conta da Taberna dos Heróis com Jogos de Tabuleiros.

Na Praça Hercílio Luz, a Ação Agosto Dourado, promovida pela Secretaria de Saúde e pelo Comitê Regional de Aleitamento Materno (CORAMA), marcará presença, das 11h às 14h, para estimular a reflexão sobre a importância do aleitamento materno para a vida das crianças, da família e da sociedade.  A visitação à Igreja Matriz e a visita guiada com Daisy Bevacqua também fazem parte da programação.

A partir das 13h, os visitantes poderão participar da Oficina de Abayomi com Dona Regininha e, na sequencia, da Oficina “Aprenda a fazer roupinhas de Barbie – Parte 2” e da Contação de História com Asterias Atelier Alternativo. No Beco da Carioca a programação continua com o Projeto Mãos de Luz que realizará sessões de Reiki e massagem.

No palco a programação cultural e musical começa a partir das 11h com a Banda de Música da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada; Kung Fu, Boxe Chinês, Tai Chi Chuan, Dança do Leão; Grupo Asterias Atelier Alternativo; Alongando com a Apabb; Boi de Mamão “Alivanta Meu Boi”. Já no coreto, a festa continua com a apresentação do Mpbando; Grupo Querência; Hilary Voz e Violão e Banda Maçã de Pedra.

O evento encerra, às 19h, com a realização da Santa Missa na Igreja Matriz. A Feira da Freguesia é promovida pela Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, e visa aproximar a população da arte, da cultura e das tradições açorianas. Em caso de chuva, a programação poderá ser cancelada.

Programação:

11h às 14h – Ação Agosto Dourado – Sec. de Saúde e CORAMA

Local: Praça Hercílio Luz

11h às 19h – Praça de Alimentação

Local: Praça Hercílio Luz

11h às 18h – AudioGuias – Experiências de Visitas para todos

Local: Museu Histórico Municipal

11h às 18h – Exposição Peninha “Um Boitata em Dois Tempos” – Fotografias de Biah Schmidt

Local: Museu Histórico Municipal

11h às 18h – Taberna dos Heróis com Jogos de Tabuleiros

Local: Casa da Municipalidade (em cima do Bar do Toninho)

11h às 18h – Visitação na Igreja Matriz

Local: Igreja Matriz de São José

14h às 18h – Projeto Mãos de Luz – Reiki

Local: Beco da Carioca

14h às 16h – Projeto Mãos de Luz – Massagem

Local: Beco da Carioca

11h – Banda de Música da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada

Local: Palco

12h – Mpbando

Local: Coreto

13h – Kung Fu, Boxe Chinês, Tai Chi Chuan, Dança do Leão

Local: Palco

13h – Oficina de Abayomi com Dona Regininha

Local: Biblioteca Municipal

14h – Grupo Asterias Atelier Alternativo

Local: Palco

14h – Oficina “Aprenda a fazer roupinhas de Barbie – Parte 2”

Local: Biblioteca Municipal

14h30min – Alongando com a Apabb

Local: Palco

15h – Boi de Mamão “Alivanta Meu Boi”

Local: Palco

16h – Momento Lamb Lamb com Josefina e Zefa

Local: Praça Hercílio Luz

16h – Grupo Querência

Local: Coreto

16h30min – Contação de História com Asterias Atelier Alternativo

Local: Biblioteca Municipal

16h30min – Hilary Voz e Violão

Local: Coreto

16h30min – Visita Guiada com Daisy Bevacqua

Local: Saída Biblioteca Municipal

17h30min – Banda Maçã de Pedra

Local: Coreto

19h – Missa

Local: Igreja Matriz