Florianópolis receberá referência mundial em Controles Internos

O americano Robert Hirth confirma presença no Congresso Brasileiro de Auditoria Interna. O executivo é ex-presidente do COSO e reconhecido como um dos maiores experts em controles internos da atualidade

0
81

Poucos conhecem as complexas estruturas disponíveis para coibir fraudes no mundo corporativo como Robert Hirth. Bob, como é chamado carinhosamente nos halls de eventos de auditoria pelo planeta, acaba de confirmar presença como um dos keynote speakers do Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna, que acontecerá entre 15 e 17 de setembro – em Florianópolis – um evento que deverá reunir mais de 800 profissionais, tornando-se o maior em quase 40 edições.

Sua apresentação promete ter cunho vanguardista. Pretenderá provocar centenas de auditores, a fim de saber se estão prontos para se enquadrarem na próxima geração da carreira. A questão virá de um executivo que presidiu, entre 2013 e 2018, o COSO –Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission – ou Comitê das Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway.

Trata-se de uma entidade criada em 1985, nos Estados Unidos, cuja missão é desenhar e estabelecer procedimentos capazes de prevenirem e mitigarem fraudes dentro de corporações. É tido como o principal ‘norte’ para a questão de controles internos no ambiente corporativo.

Segundo Paulo Gomes, diretor-geral do IIA Brasil – Instituto dos Auditores Internos do Brasil, entidade promotora do Conbrai 2019, a participação de Bob Hirth deverá gerar reflexões em todos os auditores presentes. “Além de apresentar novidades extremamente relevantes sobre a carreira, a expectativa é que ele nos faça buscar uma autocrítica para que possamos avaliar se estamos estagnados ou alinhados com os imensos desafios da auditoria 4.0”, prevê.

Além de referência por sua atuação no COSO, Bob Hirth é vice-presidente da comissão que define as diretrizes do Conselho de Padrões Contábeis de Sustentabilidade (SASB). É diretor administrativo sênior da Protiviti, uma firma global de auditoria interna e consultoria em riscos de negócios que opera em 22 países.

Em 2013, Bob foi homenageado ao ser convidado para fazer parte do American Hall of Distinguished Audit Practitioners, a mais distinta honra concedida a um profissional de auditoria no mundo.

Inteligência Artificial

A grande maioria dos mais de 30 painéis que serão apresentados no Conbrai terá os holofotes apontados para a tecnologia aplicada na auditoria interna. Temas como cibersecurity, auditoria 4.0, data analytics e Inteligência artificial serão amplamente debatidos durante as plenárias.

Experts internacionais trarão atualizações com as principais tendências dos mercados mais avançados, e especialistas brasileiros alinharão questões que seguem na pauta nacional como:
Lei Anticorrupção, Lava-Jato e o vazamento de celulares de autoridades. As inscrições para o congresso já estão abertas e podem ser realizadas por meio do site:iiabrasil.org.br/conbrai

Serviço

Conbrai – 39º Congresso Brasileiro de Auditoria Interna
Quando: 15 a 17 de setembro
Local: Centro de Exposições – Centrosul – Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro – Florianópolis (SC)
Inscrições e informações: eventos@iiabrasil.org.br – Tel.: (11) 5023-1919 – iiabrasil.org.br/conbrai

Sobre o IIA Brasil
O Instituto dos Auditores Internos do Brasil completou 58 anos de fundação sendo uma das cinco maiores entidades da carreira do planeta, entre os 190 países associados ao The Institute of Internal Auditors –The IIA, a mais importante associação do setor no mundo. Referência na América Latina, o IIA Brasil auxilia na formação de outros institutos como o IIA de Angola. No Brasil, a entidade coordena todo o processo de obtenção de certificações internacionais, como o CIA (Certified Internal Auditor), além de promover debates, cursos técnicos, seminários e o Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna.