Centro de Inovação Acate é inaugurado em São José

O empreendimento visa estimular o segmento de tecnologia do município e desenvolver uma nova dinâmica na região próxima à Avenida Beira Mar

0
25

A cidade de São José, que representa a quinta maior economia do estado, recebeu, na noite de quarta-feira (21), o novo Centro de Inovação Acate (CIA). O projeto nasceu a partir da parceria entre a Prefeitura Municipal de São José, o Grupo Dimas e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). O empreendimento visa estimular o segmento de tecnologia do município e, em paralelo, desenvolver uma nova dinâmica na região próxima à Avenida Beira Mar de São José.

Localizado entre as avenidas Presidente Kennedy e Beira-Mar, o Centro de Inovação Acate está alinhado à gestão estratégica da prefeita Adeliana Dal Pont que, junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, busca fomentar o Ecossistema de Inovação local. A região é um dos eixos de maior concentração e expansão das empresas de comércio e serviços do município.

Em uma primeira fase, o CIA/SJ abriga inicialmente um LinkLab e oito salas para locação por empresas associadas do setor de tecnologia. Também conta com salas de reunião, espaço de convívio, copa, cafeteria e estacionamento privativo. O LinkLab, que entrou em operação no dia 8 de agosto, tem 80 estações de trabalho e busca aproximar organizações de médio e grande porte. O espaço é um laboratório de inovação aberto que conecta grandes empresas tradicionais com startups inovadoras em um mesmo ambiente e permite a troca de experiências, realização de negócios, desenvolvimento conjunto e parcerias.

Nas próximas etapas, o projeto prevê a construção de mais salas para receber empresas de tecnologia, auditório e uma área externa com operações de serviços e gastronomia, com acesso direto para a Avenida Beira-mar. As obras de implantação das próximas fases de continuidade do projeto devem ser iniciadas em breve.

“É um momento de extrema alegria e satisfação para São José, pois ter uma das maiores fomentadoras de inovação do Brasil como nossa parceira, resulta instantaneamente em saldo positivo, com inovação atrelada a desenvolvimento tecnológico e econômico. Estão nos ajudando a fazer a construção da inovação no município, de forma objetiva e pragmática, com a velocidade que o mercado deseja”, declarou o vice-prefeito Neri Amaral.

O presidente da Acate, Daniel Leipnitz, acredita que São José é um município que tem potencial e vocação econômica, mas havia uma carência de espaços para empresas de inovação e tecnologia. “Com base em nossa experiência com os outros centros de inovação que já estão em funcionamento, consideramos que será um importante motor de desenvolvimento para região e acreditamos ser o início de uma nova fase para o setor de tecnologia de São José”, assinalou Leipnitz

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Waldemar Bornhausen Neto, acredita que a inauguração do Centro de Inovação em São José representa um momento importante na história da cidade. “A vinda da Acate será como um marco divisor de águas para São José, afinal possui um diferencial imenso e faremos parte do grande ecossistema que é Santa Catarina. Esse projeto reflete no desenvolvimento, não apenas do setor de tecnologia, mas de toda a economia e parte urbanística da região”, finalizou o secretário.

O presidente da Câmara Municipal, Michel Schlemper parabenizou os envolvidos pela escolha do local de instalação do CIA/SJ. “Sem dúvidas, o melhor local para receber um projeto desse porte é a Avenida Presidente Kenedy, que faz parte do desenvolvimento econômico do município. Esse empreendimento coloca São José no mapa da inovação tecnológica, atraindo não só as startups, mas também dezenas de empresas de tecnologia que poderão vir se instalar aqui, pois agora temos o Centro de Inovação para dar esse suporte”, ressaltou o vereador.

Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Amandioda Silva Junior, no mundo dos negócios o que importa é o diferencial e a qualidade do serviçoprestado. “Esse é o maior desafio, atender as demandas de acordo com os avanços tecnológicos, principalmente. O CIA é uma grande oportunidade de mudanças e transformações nesse sentido”,apontou Amândio.

Prestigiaram o evento, o vice-presidente da Acate, responsável pelo LinkLab, Silvio Kotujansky; ogerente operacional do BRDE, Marconi Souza; os vereadores Orvino Coelho de Ávila, Meri Terezinha Hang, Sanderson Jesus, Nardi Arruda e Caê Martins; empresários; patrocinadores; secretariadomunicipal e demais autoridades.

Sem comentários