Defesa Civil de São José promove roda de conversa sobre prevenção de riscos

A capacitação foi realizada em parceria com a Secretaria de Assistência Social com o objetivo de formar multiplicadores para a prevenção

0
51

A Defesa Civil de São José promoveu, na manhã da última quarta-feira (22), a 1ª roda de conversa “Gestão de Riscos e Desastres e o Serviço Social”, na sede da Secretaria de Estado de Defesa Civil, em Florianópolis. A capacitação para os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social foi realizada em parceria com o Núcleo de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com o objetivo de somar multiplicadores na prevenção das situações de risco.

O projeto busca auxiliar os servidores da Secretaria de Assistência Social para preparação e atendimento dos atingidos em situações de risco, como fenômenos climáticos que causam desastres naturais. “O trabalho interdisciplinar é uma prerrogativa da Defesa Civil. A organização da Assistência Social para o atendimento da população em situações de desastres naturais é imprescindível para o sucesso da resposta imediata à comunidade. Pensar na prevenção não quer dizer que vamos prevenir o evento, mas preparar a população para saber a melhor forma de se proteger”, explica o diretor da Defesa Civil de São José, Telson do Nascimento.

Para formar os multiplicadores que atuem na prevenção e resposta em caso de desastres naturais, a formação dos profissionais da Assistência Social foi mediada pela diretora de Gestão de Educação e Capacitação da Secretaria de Estado de Defesa Civil, Regina Panceri, e pela assistente social da Defesa Civil Municipal, Cíntia Sales. No encontro também foram discutidas questões como a elaboração e execução de políticas públicas voltadas à prevenção de desastres.

“A ideia foi organizar o atendimento aos cidadãos nas situações de risco que o município enfrenta e auxiliar o trabalhado dos profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que identificam as vulnerabilidades e transmitem informações para a população a respeito da prevenção e do auto-cuidado”, explica a assistente social da Defesa Civil de São José Cíntia Sales.

Para a psicóloga do Núcleo de Educação Permanente do SUAS, Flavia Barreto, é importante o trabalho com os profissionais da Assistência Social que atuam em situações de emergência como as que ocorreram no município durante as chuvas do início de 2019. “Nosso intuito é cumprir os objetivos do projeto, transmitindo experiência e sanando dúvidas para que o grupo tenha o entendimento para atender a população”, ressalta Flavia.

“Num contexto mais amplo precisamos entender o que são as situações e desastres e traçar estratégias que pensem, principalmente, no avanço e elaboração das políticas públicas voltadas para a prevenção em conjunto com o cidadão”, avalia a assistente social do CRAS Areias, Maria de Fátima.

Prevenção com os idosos

A Defesa Civil de São José desenvolve ainda o projeto “Idosos: Saiba como Agir!”, com o objetivo de instruir o público atendido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Pessoas Idosas sobre como agir em situações de desastres e emergências no município. O projeto faz parte das ações da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e, em São José, vem sendo desenvolvido pelo Setor de Serviço Social da Defesa Civil Municipal em parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Por meio de rodas de conversas, são repassadas instruções de como agir em situações de emergência, além de oportunizar momentos para a troca de experiências vivenciadas pelos idosos que participam do projeto, visando o fortalecimento da prevenção e das consequências decorrentes dos desastres naturais.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome