Tete assume na Câmara e vai lutar para que bancos abram às 10 horas em São José

Tete vai brigar para que os bancos respeitem a lei municipal nº 5.426, de sua autoria, que estabelece o horário bancário no município das 10 h às 16 horas

1
90
Suplente de vereador, Tete

O suplente de vereador, Wallace Avanir de Souza, o Tete (PDT), assume na Câmara Municipal de São José nesta quarta-feira (4) por um período de 30 dias. Ele vai ocupar o espaço do vereador da mesma sigla, André Guesser, que está afastado para tratamento de saúde. “É um período muito rápido. Mas vamos focar em alguns projetos de lei de minha autoria, da outra legislatura, que já foram aprovados no Legislativo e precisam de acompanhamento no município”, explica Tete.

A lei 5.426 que estabelece a alteração do horário bancário para 10 h até 16 h é o prioritário de Tete. “Hoje São José não comporta mais que os bancos abram apenas às 11 horas da manhã. Esse horário precisa ser antecipado para as 10 horas. A população tem sofrido muito, pois tem pouco tempo para ir ao banco durante o horário de almoçou ou durante a folga ao trabalho. Com essa alteração, se ganha uma hora”, explica.

Tete salienta que vai agir junto aos Procons, tanto municipal, quanto estadual, para que os bancos obedeçam à lei municipal, como ocorre em outros municípios, como Florianópolis, por exemplo, onde o horário bancário é das 10 às 16 horas. “A lei prevê multa para o banco que não cumprir e vamos trabalhar para que a lei seja aplicada ou o infrator devidamente autuado”, diz.

Antes mesmo de assumir Tete já fez contato com o presidente estadual do Procon, Tiago Silva, que se comprometeu em ser um parceiro da proposição. “Ele vai estudar a lei e vamos fazer algumas ações conjuntas durante esses 30 dias, juntamente com o Procon, para que os bancos possam, de fato, passar a abrir às 10 horas da manhã”, frisa.

O vereador também ressalta que, como em seu primeiro mandato, continuará lutando pela educação. Outra ação sua será atuar como um articulador junto à prefeita Adeliana Dal Pont (PSD) e secretários municipais visando o atendimento a pleitos de comunidades e bairros. “O meu perfil é esse, sempre estive envolvido com as causas comunitárias. Nada mais lógico que usar este momento como vereador para tentar ajudar as ações que mudem a vida lá nas comunidades, que é onde os problemas realmente estão”, explica.

CONHEÇA A TRAJETÓRIA POLÍTICA DE TETE

Com 45 anos, Wallace Avanir de Souza, o Tete, até 2007, sempre trabalhou na iniciativa privada. Foi proprietário de supermercado e construtora, mas sempre envolvido em questões comunitárias e ações sociais.

Em 2008 foi candidato a vereador pela primeira vez pelo PV, na chapa que tinha como candidato a prefeito Fernando Elias. Tete foi o mais votado do Partido. Na coligação foi eleito o vereador Lédio Coelho e Tete com 753 votos ficou como segundo suplente.

Com o resultado ele voltou para a iniciativa privada até 2010 quando ingressou na base de governo do então prefeito Djalma Berger. Neste mandato foi secretário adjunto municipal de Educação.

Reflexo do seu trabalho na Educação se candidatou a vereador em 2012 e com 1.336 votos foi eleito, sendo o mais votado pelo PDT. Assumiu a Câmara em 2013. “Mantive um mandato de quatro anos com transparência e coerência e sempre voltado às causas da educação”, lembra.

Em 2016 se dedicou ao projeto de campanha do então candidato a prefeito Fernando Anselmo e acabou não se reelegendo a vereador, por falta de 80 votos. Com isso, foi trabalhar na Assembleia Legislativa e viajou o Estado todo assessorando o deputado estadual, Rodrigo Minotto. Voltou há alguns meses para a administração municipal.

 

1 comentário

  1. Realmente eles (Vereadores) tem que estudar as leis , principalmente as federais que regem sobre compensação bancária, junto com os regramentos do Banco Central, instâncias superiores às leis municipais.
    Capitais : 6 horas de atendimento.
    Das 10 HS as 16 Há
    Interior : 5 horas de atendimento (ao público) . Podendo variar de 10 HS as 15 Hs ( Ex.: Garopaba), ou de 11hs as 16 há
    ( Ex.: São José).

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome