Prefeitura de Florianópolis oferece atendimento odontológico domiciliar

Serviço é destinado a pacientes com necessidades especiais, que não podem se dirigir aos centros de saúde da capital

0
69

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Secretaria de Saúde de Florianópolis, através da especialidade Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, oferece mais uma modalidade de serviço: o atendimento odontológico domiciliar. O serviço é destinado a pacientes especiais, que por dificuldades de locomoção, permanentes ou temporárias, estejam impossibilitados de se dirigirem aos Centros de Saúde da capital.

Tal iniciativa foi possível através da integração da Gerência de Atenção Especializada (GAE) com a Atenção Primária à Saúde, onde o cirurgião dentista do Centro de Saúde se comunica com o especialista para discussão de casos, dúvidas clínicas e cirúrgicas, questionamentos referentes à especialidade, entre outras questões (conduta denominada matriciamento). Neste processo de construção compartilhada, o caso é avaliado e, a partir da necessidade, determina-se a visita domiciliar.

Para o cirurgião dentista especialista, Augusto Aita, é vital que se mantenha um acompanhamento rigoroso da saúde bucal destes pacientes, tanto para a manutenção da saúde geral, quanto para a qualidade de vida deles. “Através deste acompanhamento é possível evitar o desencadeamento de novas patologias, como por exemplo: doenças do coração, do pulmão, do aparelho digestivo, do sistema nervoso, aspectos relacionados à saúde psicológica e mental, dentre outros”, reforça.

O atendimento domiciliar tem como foco principal a atenção preventiva e curativa de pacientes com problemas de caráter sistêmico e crônico, associados aos agravos fisiológicos, físicos ou psicológicos.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome