Cinco estudantes de Florianópolis são premiados com viagem para São Paulo

Eles foram vencedores do Programa Conexxão Jovem, do Instituto Nexxera, que incentiva atitudes empreendedoras

0
60
Fotos: Instituto Nexxera - Workshop na Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal

Um grupo de cinco estudantes das escolas municipais de Florianópolis Almirante Carvalhal (Coqueiros), Virgílio dos Reis Várzea (Canasvieiras) e Intendente Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus) viaja a São Paulo nesta quinta-feira, dia 12, para uma visita aos principais ambientes de empreendedorismo e de inovação existentes no país.

Os estudantes são os vencedores do primeiro semestre do prêmio concedido pelo programa Conexxão Jovem, organizado pelo Instituto Nexxera na rede municipal de ensino da capital catarinense. O objetivo do projeto é ensinar, preparar e estimular atitudes empreendedoras nos estudantes de regiões vulneráveis.

O método do programa é todo desenvolvido e custeado pelos especialistas do instituto que é o braço social do Grupo Nexxera, uma das principais empresas de tecnologia financeira e mercantil do país, e seus parceiros nesse projeto. Além disso, as despesas de viagem – como passagens aéreas, alimentação e deslocamento dos ganhadores na capital paulista – serão pagas pelo projeto. A premiação é um reconhecimento aos educandos responsáveis por apresentar as melhores soluções empreendedoras para resolver problemas nas suas respectivas escolas.
Para o titular da Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, a Secretaria Municipal incentiva a parceria entre grupos que buscam a valorização e transformação da educação na rede municipal de ensino.

Os estudantes premiados são Adauan Dauto Raimundo Pereira e Yasmin Fernanda Rocha dos Santos, da Escola Intendente Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus); Nathan Damian Vasconcelos e Angélica da Gama Bornelli, da Escola Almirante Carvalhal (Coqueiros); e Yasmin Suzuki de Oliveira, da Escola Virgílio dos Reis Várzea (Canasvieiras).

Além dos vencedores, três professores que fizeram a orientação das ideias selecionadas pela iniciativa também irão a São Paulo para participar da programação de visitas.

“Será uma experiência inesquecível. Além de muitos viajarem pela primeira vez de avião, será uma grande oportunidade de conhecer empresas que são referência em tecnologia e inovação em uma das maiores cidades do mundo. E, ao mesmo tempo, pretendemos inspirá-los a acreditarem cada vez mais nos seus potenciais e capacidades, a partir das experiências que eles terão acesso nessa viagem. A ideia é construir e realizar sonhos com esses jovens tão comprometidos em tornar não só as suas escolas, mas o mundo melhor para todos nós”, destaca Andréa Silva, presidente do Instituto Nexxera.

Neste semestre, o programa prossegue em outras três unidades educativas da Prefeitura de Florianópolis. Dentro dessa proposta, o desafio é através do conhecimento passado, proporcionar uma chance aos adolescentes a desenvolver a capacidade de transformar o modo de empreender e gerar oportunidades por meio do impacto social, ao viabilizar melhorias na sociedade que esses alunos estão inseridos.

Roteiro da viagem

O grupo de ganhadores do Conexxão Jovem e seus professores orientadores sairão de Florianópolis em direção a São Paulo logo por volta das 8h. Entre os locais a serem visitados, eles irão à fintech Creditas, conhecida por oferecer empréstimos com garantia. Após uma pausa para o almoço, os estudantes e professores prosseguem com o roteiro, às 15h, na sede do Facebook.

A partir das 16h, eles irão ao InovaBra, o espaço de empreendedorismo e startups do Bradesco. O Instituto Nexxera ainda negocia a visita em outros ambientes de inovação existentes na capital paulista. À noite, o grupo segue de volta para Florianópolis.

Sobre o Conexxão Jovem

O Conexxão Jovem é um programa de educação empreendedora de impacto voltado à rede municipal de ensino de Florianópolis, que abrange estudantes com idades entre 10 e 13 anos do Ensino Fundamental II. O projeto é lançado durante a palestra Troca de Ideias, também promovida pelo Instituto Nexxera nas escolas para tratar da prevenção às drogas e incentivar os adolescentes a construir oportunidades para vida.

Nessa ocasião, os educandos são desafiados a inscrever ideias empreendedoras para solucionar um problema na própria escola. Depois disso, são escolhidas as 20 melhores ideias, que passam para a segunda fase chamada Circuito Conexxão Jovem. Nessa etapa, os autores participam de um workshop na Sala Nexxera Inovation Lab, mantido pela companhia no LinkLab na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), onde eles são estimulados a amadurecer suas propostas e também conhecem todo esse ambiente de inovação.

Na terceira etapa, esses estudantes participaram de uma banca final de pitchs (apresentações) nas suas respectivas escolas de origem. Nessa mesma ocasião, foram anunciadas as ideias vencedoras, que deram o prêmio que oferece a viagem a São Paulo. “Os participantes precisaram pensar num problema que a unidade tem e depois apresentaram uma solução”, detalha Carla Inácio da Cunha, uma das responsáveis pelo Conexxão Jovem. Ela esclarece que o programa, no entanto, não garante a implantação da proposta vencedora porque isso dependerá do Poder Público. No entanto, a proposta é entregue à unidade de ensino onde a ideia surgiu para poder ser aproveitada.

Para acompanhar os inscritos, os professores orientadores passaram por uma capacitação realizada pelo parceiro do Instituto Nexxera, o ESAG-KIDS sobre educação empreendedora. O Conexxão Jovem conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (SEBRAE-SC).

Neste semestre, o projeto é organizado nas escolas Luiz Cândido da Luz, Dilma Lúcia dos Santos e Herondina Medeiros Zeferino. Pela ordem, essas unidades de ensino ficam nos bairros Vargem Grande (norte da ilha), Armação (sul da ilha) e dos Ingleses do Rio Vermelho (norte da ilha).

Sobre o Instituto Nexxera

Dentro da sua preocupação com a responsabilidade socioambiental, o Grupo Nexxera criou o Instituto Nexxera há dez anos com o propósito de transformar o modo de gerar oportunidades. O braço social da companhia desenvolve desde então programas de impacto social na Grande Florianópolis.

O Instituto Nexxera mantém o Conexxão de Impacto, que é um programa de aceleração de negócios de impacto social. O Conexxão Jovem promove educação empreendedora em escolas públicas. O Voluntários Nexx mantém uma rede de colaboradores que realizam ações sociais em projetos ligados às comunidades da Grande Florianópolis. E no Troca de Ideias, o jornalista Edsoul Amaral promove palestras para estudantes sobre a prevenção às drogas.

Confira os vencedores

Adauan Dauto Raimundo Pereira
Idade: 13 anos
Unidade: Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva – EBIAS
Ideia: Captação da água da chuva para uma cisterna com uso de materiais recicláveis como garrafa pet para a escola reaproveitar na limpeza e na horta.

Yasmin Fernanda Rocha dos Santos
Idade: 12 anos
Unidade: Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva – EBIAS
Ideia: Roda de conversa e palestras sobre bullying na escola com alunos e professores.

Nathan Damian Vasconcelos
Idade: 13 anos
Unidade: Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal
Ideia: Aplicativo para que os pais alunos e professores possam ter os respectivos contatos e para acompanhar as informações sobre o estudante e a escola

Yasmin Suzuki de Oliveira
Idade: 14 anos
Unidade: Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea
Ideia: Rádio online sobre obras literárias e de estímulo à leitura, com entrevistas feitas junto a autores e com abordagem do aspecto cultural.

Angélica da Gama Bornelli
Idade: 13 anos
Unidade: Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal
Ideia: Caixinha Surpresa com temas específicos como bullying, racismo, depressão, entre outros assuntos, com o objetivo de levar essas temáticas para discussão na escola com o envolvimento dos professores e outros profissionais das áreas específicas.