Totens de segurança começam a ser instalados nas áreas de lazer de São José

Um dos novos equipamentos já poderá ser conferido pela população durante a inauguração do Trapiche e Orla do Centro Histórico neste sábado (14)

0
36

A cidade de São José contará com mais uma nova tecnologia para inibir a criminalidade e aumentar a segurança da população. São os totens de segurança que começaram a ser instalados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito, nas áreas de lazer da cidade. Um dos equipamentos já foi instalado no Centro Histórico e poderá ser visto pela população durante a inauguração do Trapiche e da revitalização da Orla do Centro Histórico de São José neste sábado (14), a partir das 14 horas.

O aperfeiçoamento da segurança tem sido uma das prioridades da gestão da prefeita Adeliana Dal Pont, que tem investido em políticas públicas para tornar o serviço eficiente e integrar as forças de segurança na cidade. Um dos principais exemplos é a Central de Vídeo Monitoramento Integrada, projeto desenvolvido pela Prefeitura com a parceria da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal de São José, que funciona 24 horas monitorando as imagens transmitidas por mais de 250 câmeras espalhadas por toda a cidade.

Para Adeliana, os totens chegam para reforçar ainda mais esse trabalho, já que a tecnologia está interligada diretamente com a Central de Vídeo Monitoramento. “O equipamento permite a transmissão de dados e imagens em tempo real dos locais monitorados para Central melhorando a comunicação dos cidadãos com os agentes de segurança e diminuindo o tempo de resposta no atendimento das ocorrências”, explica a prefeita.

Além do Centro Histórico, outros seis pontos estratégicos do município contarão com os novos equipamentos. Nos próximos meses, os totens serão instalados no Parque Linear Lisboa, em Forquilhas; no Parque Linear do Araucária e na Praça do Luar, na Serraria; na Praça Vicente Machado, no bairro Picadas do Sul; na Praça Eugênio Raulino Koerich, no Kobrasol; e na Praça Sagrados Corações, no bairro Jardim Cidade de Florianópolis.

A secretária municipal de Segurança, Andréa Pacheco, lembra que o equipamento piloto instalado na Praça Adriano Farias, no bairro Forquilhinha, recebeu um retorno muito positivo da comunidade e motivou a administração municipal a levar o equipamento para outras áreas da cidade.

“O totem fez com que aquele espaço deixasse de ser vandalizado e as famílias voltassem a utilizar aquela área que antes era ocupada por usuários de drogas. Isso gerou um ganho alto para a administração, pois a utilização da nova tecnologia otimiza recursos financeiros e humanos, já que o equipamento representa um agente no local cuidado do espaço público 24 horas todos os dias”, afirma Andrea.

A implantação dos novos totens de segurança representa um investimento de R$ 472 mil reais e faz parte do programa de investimento Mãos à Obra lançado pela prefeita Adeliana Dal Pont, que garante R$132 milhões para a execução de obras nas áreas de Infraestrutura, Educação, Saúde, Lazer, Cultura, Esporte, Segurança e Trânsito, Urbanismo e Meio Ambiente até o final de 2020.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome