Solenidade encerra curso de Pós-graduação e Semana Acadêmica de Pedagogia do USJ

Durante a solenidade, promovida no centro de atenção à terceira idade (CATI), também foi realizada a palestra "Meu cérebro sou eu", ministrada pelo professor Fabricio Luiz Assini, sobre saúde mental e resiliência. 

0
29
FOTOS: DIVULGAÇÃO SECOM/PMSJ

As atividades da Semana Acadêmica de Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) foram concluídas com a formatura de 32 alunos do curso de Pós-Graduação de especialização em didática e metodologias para a educação básica. O curso, ofertado para professores da rede municipal de ensino de São José e Egressos do curso de pedagogia do USJ, é uma parceria firmada entre a instituição, a Secretária Municipal de Educação e a Fundação Educacional de São José (FUNDESJ). Durante a solenidade, promovida no centro de atenção à terceira idade (CATI), também foi realizada a palestra “Meu cérebro sou eu”, ministrada pelo professor Fabricio Luiz Assini, sobre saúde mental e resiliência.

Este ano, a semana acadêmica teve como principais propósitos refletir sobre a formação inicial e continuada da atuação do profissional da educação; compartilhar os saberes produzidos no âmbito da pesquisa, de extensão e de ensino vinculados aos docentes do curso de pedagogia. O momento também possibilitou a socialização dos acadêmicos, a fim de estreitar a interlocução e compartilhar as experiências vivenciadas no USJ, do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) e a residência pedagógica.

A prefeita Adeliana Dal Pont declarou se orgulhar do fato de São José ser uma das únicas cidades do Estado, e talvez do País, que tenha em sua rede de ensino desde a criança de quatro meses até uma Pós-Graduação. “O sentimento é de realização, pois aquilo que eu sempre sonhei que o centro universitário fizesse para ser o braço da inteligência da prefeitura, se realizou, e hoje está sendo um exemplo claro disso. Fazer a formação da turma de Pós-Graduação é algo grandioso e inovador. A nossa cidade tende muito a ganhar com o aprimoramento da nossa rede. Eu quero deixar o legado de que temos a melhor rede de ensino do Estado de Santa Catarina, mas a gente só consegue isso com uma boa equipe e com ótimos profissionais”, concluiu.

De acordo com a secretária da educação, Lilian Sandin Boeing, São José vem despontando em qualidade de ensino, investindo não somente na formação da inicial, mas também na Pós-Graduação. “É uma parceria que nos orgulha, pois o município tem uma referência muito boa e uma ótima média no MEC. Ficamos muito felizes em alcançar nosso objetivo de oferecer uma educação com ainda mais qualidade para nossos munícipes, com profissionais capacitados para atuar na rede garantindo um ensino de excelência”, assinalou Lilian.

A vereadora Méri Hang, que representou a Câmara Municipal, era a secretária de educação na época que foi iniciado o projeto de Pós-Graduação. “Não temos dúvidas que a rede já presta um serviço de excelência. Essa é a terceira turma de professores que se especializa na Pós. Mesmo em meios às dificuldades, temos que investir em novos desafios e buscar mais qualificação profissional sempre, para ofertar serviços de qualidade ao cidadão”, ressaltou Méri.

O Reitor Renato Brittes falou sobre a oportunidade que o USJ ofereceu aos alunos por meio da especialização. “Essa especialização envolveu a teoria e a prática pedagógica atreladas ao conhecimento contemporâneo e isso, sem dúvidas, possibilitou um grandioso aprendizado a todos que deram esse passo á frente em sua carreira, tornando-se, especialistas na área da educação”, comentou o Reitor.

O curso iniciou em Junho de 2018 e objetivou possibilitar aos profissionais uma atuação especializada nas necessidades e particularidades do aprendizado de crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação básica, proporcionando fundamentação teórico-metodológico que leve a uma prática pedagógica mais contextualizada com as necessidades da escola contemporânea.

O ato também contou com a presença do Vice-Prefeito Neri Amaral; da superintendente da FUNDESJ, Ana Cristina Hofmann; da Vice-Reitora do USJ, Janine Pacheco da Luz; da Coordenadora do Curso de Pedagogia do USJ, Rute da Luz, além de servidores e convidados.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome