Clínica Médica lidera ranking de consultas por planos de saúde em 2018

Este levantamento reforça a importância da clínica médica no cenário de atendimento médico hospitalar. Florianópolis sedia evento para debater o setor nestes dias 2 a 5 de outubro, no Centrosul

0
152

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou dados sobre o número de procedimentos realizados por meio de planos de saúde que em 2018 totalizou 1,57 bilhão, o que representa 4,1% a mais do que no ano anterior (1,51 bilhão). Entre as consultas, a clínica médica liderou o ranking com 27,1 milhões de atendimentos, seguida por ginecologia e obstetrícia (19,7 milhões), e pediatria (16,7 milhões).

Os exames complementares responderam pela maioria dos procedimentos realizados por meio da saúde suplementar e totalizaram 861,4 milhões. Em seguida aparecem as consultas, responsáveis por 274,3 milhões de procedimentos.

“Este levantamento reforça a importância da clínica médica no cenário de atendimento médico hospitalar, porém com todos estes números infelizmente o clinico é muito pouco valorizado no Brasil”, comenta Carlos Roberto Seara Filho, diretor da Sociedade Brasileira de Clínica Médica – Regional Santa Catarina e presidente do 15º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência que será realizado dos dias 2 a 5 de outubro, no Centrosul, em Florianópolis.

Mais sobre o Congresso

O evento científico, considerado o maior de Clínica Médica da América Latina, reunirá mais de quatro mil médicos de várias partes do Brasil e exterior para ampliação de conhecimentos dos médicos clínicos por meio de atividades práticas e teóricas. Serão atualizados temas como diabetes, doenças hepáticas, intestinais, respiratórias, reumatológicas, cardíacas, emergências toxicológicas, cuidados paliativos, entre outros.

A Clínica Médica é a especialidade apta a diagnosticar e orientar 80% dos casos atendidos e atua nos mais variados cenários da assistência em diversos graus de dificuldades.