UBSs de São José estão mobilizadas na Campanha de Vacinação contra o Sarampo

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos devem ser vacinadas até 25 de outubro

0
23

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São José já estão engajadas na Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O trabalho de imunização será realizado em duas fases. Na primeira etapa, que ocorre até dia 25 de outubro, devem ser vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A segunda fase da campanha começa no dia 18 de novembro com foco nos jovens de 20 a 29 anos.

Para reforçar a mobilização, no sábado dia 19 de outubro será realizado o Dia D da Campanha, com todas as unidades de saúde abertas das 8h às 17h.”A vacinação é a medida mais importante para evitar surtos de doenças como o sarampo. Por isso, a equipe de Saúde estará engajada na Campanha com o objetivo de chamar a atenção dos pais e fazer com que eles levem seus filhos até a unidade de saúde mais próxima da sua residência para vaciná-los”, enfatiza a secretária da Saúde, Sinara Simioni.

Para receber a vacina é necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança. “É fundamental que os pais estejam munidos da caderneta de vacinação para que os profissionais da Saúde possam verificar quais vacinas e reforços a criança necessita para ficar efetivamente protegida com o esquema vacinal completo”, orienta a diretora de Vigilância Epidemiológica,Isabel Oliveira.

A gerente de Endemias, Iula Bastos, explica que, nessa primeira etapa, os agentes de Saúde também visitarão os Centros de Educação Infantil (CEIs) do município. “Definimos uma data com as diretoras dos CEIs para avaliação das cadernetas das crianças e emissão da Declaração de Atualização Vacinal”, afirma Iula.

O trabalho preventivo também foi feito com as equipes da rede básica de saúde.Em setembro, 177 Agentes Comunitários de Saúde de São José realizaram uma capacitação com ações de controle e eliminação do Sarampo. Além disso, os vacinadores e coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também foram qualificados para a Campanha.

Sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo e a única forma de prevenção também é por meio da vacina.

Serviço

O quê: primeira etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo

Quando: até 25 de outubro

Onde: Unidades Básicas de Saúde de São José

Público-Alvo: crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome