Última semana para contribuir com a campanha do ônibus elétrico da UFSC

Até este domingo (13) está no ar a campanha de financiamento coletivo lançada pelo Laboratório Fotovoltaica da UFSC para arrecadar recursos destinados à manutenção do eBus

0
23

Encerra domingo, dia 13, às 23h59min, a campanha de financiamento coletivo lançada pelo Laboratório Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para arrecadar recursos destinados à manutenção do eBus, o ônibus elétrico alimentado por energia solar produzida nos sistemas fotovoltaicos instalados no laboratório da UFSC localizado no Sapiens Parque, no Norte da Ilha de SC, em Florianópolis.As doações podem ser feitas pelo site https://www.catarse.me/onibuseletrico-ufsc-2019, e os valores podem ser de R$ 10 a R$ 300 com direito a recompensas, como canecas ecológicas, passeios no eBus e acessos vitalícios a webinars. “O eBus tem um forte apelo para a sustentabilidade, preservação ambiental e mobilidade que precisa ser preservado e levado adiante”, destaca a gerente executiva da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc), Angela Silveira. A Feesc apoia o desenvolvimento do projeto com recursos equivalentes aos serviços de gestão administrativa e financeira da iniciativa.

Além do objetivo de transporte coletivo da comunidade universitária da UFSC, o eBus também atende a objetivos de pesquisa, sendo objeto de avaliação de desempenho e viabilidade técnico-econômica de um ônibus elétrico alimentado por energia solar fotovoltaica. Esse estudo inclui a avaliação do custo de replicação em larga escala da solução proposta e da sua viabilidade em distintos cenários de produção e utilização em massa para o transporte público de passageiros em trajetos urbanos em outras regiões do Brasil.

Para as atividades de operação, manutenção, coleta e tratamento de dados para estudos em torno do eBus, estão envolvidos pesquisadoras e pesquisadores do laboratório Fotovoltaica-UFSC, os motoristas que realizam as viagens diárias do veículo, e os responsáveis das equipes técnicas das empresas parceiras que participaram do desenvolvimento do ônibus.

Cadastro

O contrato de financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação para o projeto acabou em junho. “O projeto foi um sucesso, e agora queremos convidar toda a comunidade, que conhece o nosso projeto desde 2016, a ajudar a manter a ideia”, diz o professor Ricardo Ruther, coordenador da iniciativa.
O ônibus realiza cinco viagens por dia, percorrendo em torno de 52 quilômetros por itinerário. Ao longo dos dois primeiros anos de serviços regulares e gratuitos para a comunidade universitária foram mais de 100 mil quilômetros rodados, o equivalente a duas voltas e meia ao mundo. Para utilizar o eBus ou recadastrar-se é preciso enviar e-mail para secretaria.fotovoltaica.ufsc@gmail.com com o comprovante de vínculo com a UFSC atualizado (atestado de matrícula ou crachá do servidor); motivo para pegar o eBus (ir para aula, fazer estágio etc), horários em que pretende utilizar o eBus, nome completo e número de telefone.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome