CRAS Zanellato realiza formatura de jovens no Programa de Iniciação ao Trabalho

A entrega de certificados ocorreu na tarde desta terça-feira (5), na sede do Centro Comunitário

0
24

O Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) no CRAS Zanellato encerrou os trabalhos com a entrega dos certificados de conclusão do curso para mais de 15 jovens na tarde desta terça-feira (5). A cerimônia, realizada na sede do Centro Comunitário do Jardim Zanellato, foi marcada pela alegria dos formandos, profissionais e familiares que acompanharam a celebração.

O PIT é um curso do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), ministrado em parceria com a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O objetivo é possibilitar aos jovens uma preparação para a inserção no mercado de trabalho por meio de orientações técnicas que simulam situações reais do dia-a-dia.

“É uma satisfação para a gestão municipal firmar parcerias que possibilitem aos nossos jovens mais oportunidades no mercado de trabalho, pois uma das nossas prioridades é contribuir para que o futuro deles seja prospero e que eles possam de desenvolver como profissionais e cidadãos”, destacou o vice-prefeito, Neri Amaral, que representou a prefeita Adeliana Dal Pont na cerimônia.

Na oportunidade, a secretaria adjunta de Assistência Social, Simone Machado, falou sobre como o projeto, juntamente com o suporte oferecido pelo CRAS Zanellato, pode contribuir com a evolução profissional dos jovens. “A aprendizagem é o primeiro grande passo para impulsionar o início da carreira profissional de muitos estudantes e, por isso, o PIT tem se consolidado com um trabalho pautado pelo compromisso de compartilhar conhecimentos que irão fazer toda a diferença na vida profissional dos jovens”, lembrou Simone.

A coordenadora do CIEE São José, Franciele Araujo, destacou que a entrega de certificados é um momento único e representa o início de uma nova jornada para os formandos. “Nosso desejo a partir de agora é que eles continuem sempre buscando conhecimento para que nós possamos encaminhá-los a futuras vagas de estágio a fim de continuar contribuindo com o processo de desenvolvimento profissional de cada um”, ressaltou a coordenadora.

“Desde 2012 realizamos atividades de capacitação de jovens no CRAS e, de 2016 até agora, este trabalho vem se consolidando com a participação de mais de 450 jovens. Por isso, hoje é um dia para celebrarmos a formação de mais um grupo e, também, o sucesso deste trabalho que tem sido tão importante para o desenvolvimento dos jovens do nosso município”, assinalou a coordenadora do CRAS Zanellato, Ana Paula Martins Fuzzi.

Representando os formandos, os jovens Gabriela Deom e Malone Almeida homenagearam a professora da turma, Maria Andreia Romancini, lembrando que o PIT foi um marco na vida do grupo. “O PIT foi uma etapa essencial na nossa formação e abre agora um novo caminho para que possamos iniciar no mercado de trabalho mais preparados para enfrentar novos desafios e termos sucesso na nossa vida profissional”, afirmaram.

A entrega de certificados do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT), contou ainda com a presença da representante do Conselho Municipal de Assistência, Gabrielle Knies, da Banda do Colégio Marista, que apresentou canções clássicas de rock e pop, e demais servidores municipais e representantes da comunidade.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome