Adeliana encaminha projeto para instituir Plano de Cargos e Carreira da GMSJ

Iniciativa representa um marco para a categoria ao garantir valorização e condições para o planejamento da carreira dentro da corporação

0
78

Com o objetivo de garantir valorização e condições para o planejamento da carreira da Guarda Municipal de São José (GMSJ), a prefeita Adeliana Dal Pont encaminhou, na tarde desta segunda-feira (11), um projeto de lei à Câmara Municipal que institui o Plano de Cargos, Carreira Única e Vencimentos para a corporação.

A iniciativa atende a uma reivindicação antiga da categoria e representa um marco para a força de segurança municipal, que já atua há 15 anos no enfrentamento à violência e a criminalidade em São José, dando à Prefeitura, a oportunidade de expandir a segurança pública no município.

Para a prefeita, o Plano de Cargos e Carreira da GMSJ é fundamental para estimular o desenvolvimento profissional e a qualificação funcional dos guardas, além de trazer reconhecimento e valorização dos agentes pela disciplina e os bons serviços prestados à comunidade.

“A valorização dos servidores municipais tem sido uma das prioridades da gestão e para honrar este compromisso temos trabalhado com afinco a fim de deixar um legado para a cidade, na forma de servidores mais valorizados, motivados e qualificados para garantir a qualidade dos serviços públicos prestados à população”, destacou Adeliana.

O plano de carreira única da GMSJ trata questões relacionadas ao concurso público; curso de formação; estrutura organizacional e hierárquica; remuneração e aposentadoria dos agentes. Também trata dos regimes de progressão vertical, redefinindo a carreira e a hierarquia funcional na instituição proporcionando transparência e eficiência nos processos seletivos, e segurança jurídica aos agentes já investidos no cargo, conforme ocorre em outras instituições de segurança pública com planos de carreira consolidados.

“O plano foi construído coletivamente e representa um avanço para a Guarda Municipal ao possibilitar a perspectiva de crescimento profissional e a valorização da corporação que já vem se destacando como referência em estrutura e organização entre as Guardas Municipais do estado”, reforçou o comandante da GMSJ, Marcelo Luiz de Souza.

O projeto de lei do Plano de Cargos, Carreira Única e Vencimentos foi encaminhado ao Legislativo na presença da secretária de Segurança, Andréa Pacheco, que destacou a atuação exemplar da GMSJ; do secretário da Casa Civil, Lédio Coelho, que acompanhou a construção do texto com a categoria, além da subcomandante da GMSJ, Jessei Mara dos Santos, e demais inspetores da corporação.

Sobre a GMSJ

A atuação da Guarda Municipal de São José é bastante ampla e vai desde a atenção à comunidade, com os projetos voltados para as escolas, como o de Educação no Trânsito, e o transporte de pacientes que fazem tratamento de saúde, passando pelo cuidado com o patrimônio público municipal, até operações em conjunto com outras instituições de segurança.

A GMSJ é equipada com um ônibus para deslocamento de agentes, um ônibus de videomonitoramento, uma base móvel de segurança, viaturas e motocicletas. Durante as ocorrências, os agentes fazem uso do GM mobile, um sistema que auxilia nas consultas de ruas, placas de veículos e indivíduos. O serviço é efetuado por meio de tablets e smartphones, com o objetivo de acabar com o consumo de papéis e garantir mais agilidade ao atendimento.

A GMSJ realiza rondas patrimoniais, fiscalização do trânsito, rondas escolares, além de auxiliar na vigilância dos bens públicos municipais. Desde maio de 2016, os agentes têm autorização para utilizar armas de fogo. O processo de porte de armas foi realizado a partir da capacitação de armamento e tiro, ministrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com 100 horas/aula e exame psicotécnico.