Câmara da Capital entrega troféu governador Celso Ramos

Comenda reconhece aqueles que tiveram atuação destacada em benefício do desenvolvimento de Florianópolis

0
60

O horário do grande expediente da sessão desta quarta-feira (13/11) foi destinado para a entrega do Troféu Governador Celso Ramos. A honraria é entregue a pessoas que tenham se destacado na área pública e empresarial no município de Florianópolis. Na sessão deste ano, foram homenageadas 17 pessoas. “Falo de coração. Essa terra é pródiga. Florianópolis é a moça faceira com quem todos querem casar. Cantada em verso e prosa, imortalizada no hino do Rancho de Amor à Ilha, é por ela que dedicamos inteiramente nossos melhores esforços. Vê-la despontando no cenário nacional e internacional, pelos seus indicadores de desenvolvimento, pela sua característica de polo inovador, nos enche de orgulho”, disse o promotor do Ministério Público de Santa Catarina, Daniel Paladino, representando os demais homenageados em seu discurso.

O Troféu Governador Celso Ramos foi criado no ano de 2011, pela resolução nº 1517/2011, de autoria do vereador Dalmo Meneses. “Parabenizamos a todos homenageados e aos vereadores pelas suas indicações. Ficarão nos anais da Casa. E quero destacar o decano do Legislativo, vereador Dalmo, pela criação dessa homenagem”, afirmou o presidente em exercício, vereador Fábio Braga (PTB).

O Troféu Governador Celso Ramos foi criado no ano de 2011, pela resolução nº 1517/2011, de autoria do vereador Dalmo Meneses. “Parabenizamos a todos homenageados e aos vereadores pelas suas indicações. Ficarão nos anais da Casa. E quero destacar o decano do Legislativo, vereador Dalmo, pela criação dessa homenagem”, afirmou o presidente em exercício, vereador Fábio Braga (PTB).

Homenageados

Maurício Gariba Júnior

Pablo Augusto Borges

Flávio Marçal Boabaid

Edison Henrique de Souza Alves

Jonnathan Augustus Kuhnen

Rodrigo Fernando Beirão

Deputado estadual Sérgio Motta Ribeiro

César João da Silva

Albertino Zamarco Júnior

Murilo Xavier Flores

Vinícius Lummertz Silva

Daniel Paladino

Paulo Roberto Bornhausen

Marcílio Guilherme Ávila

Marco Aurélio Alves da Silva

Celso Pereira Raimundo

Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço

Ex-governador Celso Ramos

Nascido na cidade de Lages em , 17/12/1897, Celso Ramos foi o 17º governador do estado de Santa Catarina, de 31 de janeiro de 1961 a 31 de janeiro de 1966. Também senador, era um próspero industrial e presidente do Avaí Futebol Clube que era uma das suas grandes paixões.

O ex-governador possuía a rara habilidade de aliar sua visão à competência administrativa. Tinha a capacidade, reconhecida por seus pares à época, de prever tendências e de antecipar mudanças em vez de simplesmente ser atropelado por elas. Essas são personalidades que ajudaram a fazer a história de Florianópolis e de Santa Catarina.

Conheça mais sobre cada homenageado:

Daniel Paladino  Natural de Florianópolis, Dr. Daniel Paladino ingressou no Ministério Público Estadual em setembro de 1992, iniciando sua carreira profissional na comarca de Criciúma e passando por outras comarcas até chegar em Florianópolis onde atualmente responde pela trigésima promotoria de justiça com atribuição na área de direitos humanos.

Rodrigo Tolentino Collaço – Natural de Florianópolis-SC, Dr. Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço ingressou na magistratura catarinense em 1989. Como juiz substituto, atuou nas comarcas de São Joaquim, Urubici e Bom Retiro. No ano de 1992, promovido ao cargo de juiz de direito, judiciou nas comarcas de Papanduva, Palmitos, Porto União, Chapecó, Joinville e Capital. Em 1999 assumiu a presidência da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), e foi reeleito para desempenhar a função no período de 2001 a 2003. Foi também eleito presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), cargo exercido entre os anos de 2005 e 2007. Em 2009 alçou ao cargo de juiz de direito de 2º grau. Foi promovido ao cargo de desembargador em 2012. Atuava, por fim, na 4ª Câmara Criminal do TJ. Foi eleito Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para o biênio 2018/2020.

Maurício Gariba Júnior – Professor Titular do Departamento Acadêmico de Eletrônica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), desde 1989. Desde 2016, é Assessor de Relações Externas do IFSC Campus Florianópolis. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina mestre e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFSC, respectivamente nas áreas de Inteligência Aplicada e Mídia e Conhecimento. Pós-doutorado na Universidad Politécnica de Madrid (2009) e na Universidad Nacional de Educación a Distancia de Madri. De 2011 a 2016 exerceu a função de Diretor Geral, eleito pelo IFSC Campus Florianópolis.

Flávio Marçal Boabaid – Advogado tributarista, responsável pela profissionalização do surf no Brasil. Entre 1986 a 1992 foi o representante da Associação Mundial de Surf Profissional na América Latina e da Associação Mundial Amadora de Surf no Brasil. Autor do livro Sem Stress, Editora Elevação, sobre qualidade de vida, que está na quinta edição e também o criador da Agenda Anti-Stress, que ajuda a trabalhar menos e produzir mais. Proferiu inúmeras palestras motivacionais por todo Brasil.

Jonnathan Augustus Kuhnen – Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, com atuação na Área Criminal junto à Comarca de São José/SC. Doutorando em Direito pelo Centro Universitário UNIFACVEST – UVA/RJ e Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí, Dr. Jonnathan Augustus Kuhnen é Especialista em Direito Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina e Direito Ambiental pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER/PR). Em 20 anos de profissão prestou atribuição em diversas aéreas como criminal, cível, infância e juventude, ambiental, interesses difusos e coletivo.

Sérgio Motta Ribeiro – Administrador, apresentador de TV e bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus em Santa Catarina, Deputado Sérgio Motta Ribeiro quando tinha 25 anos, mudou-se para Portugal, onde residiu por 13 anos, cumprindo missão social em prol das famílias carentes portuguesas. Aos 38 anos voltou para o Brasil e se dedicou a diversos projetos sociais (Os Anjos da Madrugada, que auxilia moradores em situação de rua, e o Agente da Comunidade). Nas eleições de 2018, pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), elegeu-se Deputado Estadual à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com 45.181 votos, tomou posse para a 19ª Legislatura (2019-2023).

César João da Silva – Nascido em Florianópolis, César João da Silva deu início à sua profissão no ramo da hotelaria, exercendo sua função nos hotéis de Florianópolis. Nos últimos 10 anos atuou como gerente no setor de alimentos e bebidas, onde teve a honra de ser instrutor de cursos pelo Senac e cursos ministrados pelo Sebrae. Há 5 anos despertou o interesse de ter o seu próprio negócio, um restaurante localizado na praia de Ponta das Canas, tornando-se referência em restaurante de comida típica e com atendimento especial ao cliente, o que levou seu nome a ser um dos melhores restaurante do norte da ilha.

Paulo Roberto Bornhausen – Nascido Blumenau, Paulo Roberto Bornhausen foi deputado estadual por um mandato na 14ª legislatura (1999 — 2003), e deputado federal por três mandatos. Comandou até 2014 a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, a frente da pasta foi idealizador e principal responsável pela implantação da fábrica da BMW em nosso estado, liderou a criação do Programa Catarinense de Inovação e dos 13 Centros de Inovação espalhados por Santa Catarina. Autor da Lei 9.608 de 1998 que regulamentou o Serviço Voluntario no país e criou e liderou o movimento Xô CPMF. Preside atualmente o Conselho Consultivo do Projeto InovAmfri. Advogado com Bacharelado em Direito pela UFSC e com passagens pelo Legislativo e Executivo foi convidado pela Federação das Indústrias de São Paulo para integrar os conselhos de Inovação e competitividade.

Vinicius Lummertz Silva – Natural de Rio do Sul, Vinicius Lummertz Silva é formado em Ciências Políticas pela Universidade Americana de Paris, com cursos de gestão na Kennedy School, da Harvard e possui MBA-Executivo na Amana Key, em São Paulo. Esteve à frente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e já atuou como secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo. Em 2018, foi empossado como Ministro do Turismo do Governo Temer. Foi secretário de Turismo, Esporte e Cultura da prefeitura de Florianópolis e no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2010 foi Secretário de Estado de Articulação Internacional do Governo do Estado de Santa Catarina. Foi diretor técnico do Sebrae Nacional e presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis. Atualmente é Secretário Estadual de Turismo em São Paulo.

Murilo Xavier Flores – Graduado em engenharia agrônoma pela universidade de Brasília é mestre em Economia aplicada e doutor em Sociologia política pela UFSC. É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde 1981. Com experiência na área de sociologia do meio ambiente. Foi presidente da EMBRAPA, Secretário do Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura, coordenador da criação e implantação do PRONAF. Dentre suas relevantes contribuições ao município de Florianópolis, destaca-se sua passagem pela Secretaria de Estado do Planejamento de Santa Catarina e a coordenação do programa Pacto por Santa Catarina.

Edison Henrique de Souza Alves – Edison, destaque na área empresarial, inaugurou em 1989 Edinho shows, trazendo shows nacionais e internacionais para nossa cidade, entre eles Julio Iglesias, Men At work , Zé Ramalho, Fábio Junior, entre outros. O passar dos anos só o fez se aprimorar seu empreendimento, gerenciando a vinda de novos artistas para a terra que tanto ama e orgulha-se.

Marcílio Guilherme Ávila – Empresário e político, foi eleito vereador da capital em 2001 para 14 legislatura. Foi presidente da Câmara de Florianópolis no período de 2003-2004. Foi reeleito para a 15 legislatura com 4597 votos, assumindo novamente a presidência em 2006, licenciando em 2007 para assumir o cargo de presidente da Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte – Santur. Enquanto presidente, reformulou o Poder Legislativo por meio de grande reforma administrativa, proporcionando aos munícipes a compra deste edifício onde hoje se localiza a CMF.

Rodrigo Fernando Beirão – Graduado em Administração e Direito possui em seu vasto currículo MBA e mestrado em cooperação internacional pela universidade moderna de Lisboa. Com atuação em Administração Geral, Marketing e Logística, presta assessoria empresarial e governamental. Foi diretor de marketing por 11 anos do terceirão do Colégio Energia, assessor da presidência do conselho regional de fisioterapia, bem como do reitor da faculdade Estácio de Sá. No governo do Estado de Santa Catarina foi executivo do gabinete do governador no período de 1999 a 2002 , gerente de atividades da defesa civil e assessor do secretário adjunto de administração de Santa Catarina.

Albertino Zamarco Junior – Natural de São Paulo, Albertino possui formação em publicidade , propaganda , marketing e administração, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão Empresarial, finanças e controladoria . Iniciou sua atividade profissional atuando no mercado financeiro por 13 anos em São Paulo, migrando para rádio difusão em vários estados brasileiros e desde 2004 está na Rede Record de televisão, hoje em santa catarina, abrangindo sob sua direção várias plataformas de comunicação.

Pablo Augusto Borges – Formado em educação física pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pós graduação em fisiologia do exercício e musculação pela Universidade Gama Filho, inaugurou em 2013 a Academia Keep Fit no centro da cidade. Com uma paixão pelo vôlei de praia que vem desde a adolescência, abriu em 2016 a arena beach floripa no bairro córrego grande e em 2018 abriu o Dunas Esportes de Areia em Barreiros expandindo suas atividades para a cidade de Videira.

Marco Aurélio Alves da Silva – Desenvolveu um grande trabalho à frente das Óticas Diniz de Santa Catarina, fazendo com que ela se tornasse a maior rede de varejo ótico do Brasil, recebendo mais de uma vez o prêmio Top Of Mind. Marco Aurélio é grande parceiro das causas sociais nas comunidades carentes da cidade de Florianópolis, engajando-se, muitas vezes anonimamente, com a doação de óculos para crianças e adultos.

Celso Pereira Raimundo – Natural de Joaçaba, Celso aos 19 anos fundou junto com seus pais, a empresa de contabilidade JEDISMAR que até hoje encontra-se em atividade. Em 1976 mudou-se para a cidade de Florianópolis onde iniciou e exerce até a presente data a atividade de corretagem e empreendimento imobiliário. Fundou e preside até a presente data O IBREP – Instituto Brasileiro De Educação Profissional Ltda com sede principal em Santa Catarina, Instituição Educacional de cursos técnicos,corporativos e profissionalizantes a distância nos segmentos imobiliário, jurídico, financeiro que já formou 156.00 mil alunos.