Acordo libera lojistas da Capital para definir quando devem abrir e fechar lojas neste final de ano

Decisão foi tomada em comum acordo entre os sindicatos patronal e laboral do comércio varejista

0
61
Santa Claus figurine, snowman, alarm clock and gifts as decoration for Christmas

A chegada de novembro marca oficialmente a preparação para as festas de fim de ano inclusive para os comerciantes, que têm de organizar as datas e horários de abertura e fechamento das lojas, o funcionamento nos finais de semana e a escala dos funcionários no período que antecede as comemorações.

Diferentemente dos anos anteriores, em 2019 os sindicatos patronal e laboral do comércio varejista incluíram uma nova cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho, que simplificou as regras sobre a jornada no período natalino e não estabeleceu o horário de funcionamento. “Essa decisão facilita a vida das empresas, especialmente as pequenas, que normalmente não têm pessoal para cobrir extensos horários de atendimento”, considera Paulino de Melo Wagner, presidente do Sindilojas de Florianópolis e Região.

Ainda segundo o presidente, o fato de cada empresa poder optar ou se adaptar às necessidades e interesses próprios para definir seu horário é um grande avanço para os dois lados. “Os empresários precisam ver este período como um momento positivo e de ampliação de vendas. Ninguém melhor do os próprios empresários, que conhecem o perfil dos clientes, para definirem as estratégias de funcionamento das lojas. Além disso, os colaboradores já estarão certos de quando vou ou não trabalhar”, esclarece.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome